Como a invenção do LED azul mudou o mundo - SustentArqui

Rio de Janeiro 13/10/2014 | 9:43 - Por: Juliana Rangel

Como a invenção do LED azul mudou o mundo

LED azul

Foto: Hal P/Shutterstock

O Prêmio Nobel de Física deste ano foi concedido a três cientistas japoneses pela invenção do LED azul. A tecnologia revolucionou o ramo da iluminação mundial , permitindo a criação de lâmpadas com menor consumo de energia e maior durabilidade

Os LEDs  (da sigla em inglês para light-emitting diode) estão bem próximos de conquistar o mundo, graças ao seu brilho e eficiência energética. E, diferentemente das lâmpadas incandescentes, os LEDs não emitem calor junto com a luz. Eles estão em milhões de smartphones, televisões e computadores – basicamente qualquer coisa com uma tela iluminada.

Os LEDs azuis, em combinação com LEDs vermelhos e verdes (que tinham sido inventados anteriormente), tornaram possível a produção da luz branca. Este tipo de iluminação é muito mais eficiente energeticamente e tem uma vida útil mais longa do que as lâmpadas incandescentes convencionais. disse Christian Wetzel, físico da Rensselaer Polytechnic Institute, em Troy, Nova York.

“As lâmpadas incandescentes iluminaram o século 20, mas o século 21 será iluminado por lâmpadas LED”, disse um representante da Real Academia Sueca de Ciências em um comunicado.

LED azul
Imagem: Gussisaurio/CC

Sem os LEDs azuis, o mundo não teria smartphones, TV e telas de LCD, leitores de Blu-ray, muitas formas de iluminação e inúmeras outras maravilhas tecnológicas.

As lâmpadas LED também trazem a promessa de melhorar a qualidade de vida de cerca de 1,2 bilhão de pessoas em todo mundo que não têm acesso às redes de energia elétrica, já que seu baixo consumo de eletricidade permite que sejam alimentadas por painéis e baterias solares.

Além de iluminar, os LEDs podem incorporar sensores que detectam quando as pessoas estão em uma sala, e desligar as luzes quando não há ninguém – um requisito para qualquer casa inteligente.

Os LEDs já estão sendo explorados por seu potencial de transmissão de dados da internet através de um espaço aberto, semelhante ao WiFi. Tal sistema poderia transmitir muito mais dados do que WiFi atual, disse Wetzel. Isso é possível porque os LEDs podem ligar e desligar milhões de vezes por segundo.

Os usos dos LEDs azuis não param por aí. A tecnologia está começando a ser usada para a purificação de água. Atualmente, as plantas de purificação usam lâmpadas de mercúrio para matar os micróbios na água, mas estas lâmpadas consomem muita energia. Já o LED pode purificar a água diretamente na torneira, e ligar ou desligar conforme necessário – o que resulta em grande economia, disse Wetzel. Apenas algumas empresas estão trabalhando com o LED para a purificação de água no momento, mas em poucos anos, eles vão estar em toda parte, disse ele.

A ascensão de iluminação LED veio num momento em que as pessoas estão começando a se preocupar com o aquecimento global, disse Wetzel. Por causa da eficiência energética dos LEDs, o seu uso para a iluminação do mundo terá “um impacto extremo” na sociedade, acrescentou.

Fonte: MNN

, , ,

Comments

lama de mariana

Lama de Mariana vira material para construção

O ano passado foi desastroso para cidade de Mariana, do interior de Minas Gerais. Barragens da mineradora Samarco ...
Telhados de dióxido de titânio

Telhado que despolui ar

Sabemos que plantas e árvores são eficazes filtros de ar usados com frequência em varandas de casas e apartamentos, ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...