Lama de Mariana vira material para construção - SustentArqui

Rio de Janeiro 29/04/2016 | 16:22 - Por: Sthéfany Alves

Lama de Mariana vira material para construção

lama de mariana

Foto: Diulgação

O ano passado foi desastroso para cidade de Mariana, do interior de Minas Gerais. Barragens da mineradora Samarco romperam e Mariana ficou imersa à destruição de muita lama. Tentando reconstruir a cidade e melhorar as atuais condições de vida da população local, um projeto, batizado de Tijolos de Mariana,  tem o intuito de transformar a lama de mariana em tijolos para a reconstrução de casas populares, hospitais e escolas para cerca de 400 famílias.

A ideia central do projeto é aproveitar a quantidade enorme de rejeitos que se espalhou por Mariana e no entorno, transformando-as em algo útil, ajudando na reconstrução da cidade. O Tijolos de Mariana é fruto de uma parceria das empresas Grey Brasi, Ecobrick (empresa de tijolos ecológicos) e os alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A ideia é que a fábrica do projeto, funcione com a mão de obra local, gerando 80 empregos diretos e indiretos à comunidade. Até o momento, foram fabricados apenas tijolos artesanais simbólicos, produzidos em Campinas, com o objetivo de divulgar a campanha para angariar fundos para a construção da fábrica em Mariana.

lama de mariana

Foto: Divulgação

Todos os tijolos contam com a letra “M” em homenagem à cidade de Mariana, e se tudo der certo poderão ser encontrados à venda em lojas nacionais, com lucro revertido para ajudar a região. Atualmente, há um projeto de financiamento coletivo criado para ajudar o projeto Tijolos de Mariana , com valores de R$ 25 a R$ 5 mil. 

O processo de fabricação, segundo os fabricantes, começa com a filtração da lama, que é transformada em um composto limpo e atóxico. Posteriormente, essa lama ganha um formato de tijolo através de um processo ecológico que não envolve a emissão de gases. Segundo os criadores, esses tijolos são até sete vezes mais resistentes que os tijolos comuns.

Outro projeto que tem aproveitado a lama de Mariana foi encabeçado pela empresa Lepri. A marca desenvolveu uma técnica para reaproveitar a lama na produção da linha de revestimento cerâmico Brick Natura. Parte do lucro da venda da linha será revertido em doação para a cooperativa Linhares, afetada com a tragédia. A intenção da empresa é introduzir a técnica de reaproveitamento em outras linhas.

lama de mariana para cerâmica

Revestimento em cerâmica da Lepri. Foto: Lepri

Se provado que o material não é tóxico e não apresenta risco aos trabalhadores e usuários, essas Iniciativas mostrarão que o reaproveitamento, além de ser fundamental para o meio ambiente, pode ajudar a reconstruir uma cidade.

 

 

, , ,

Comments

LED azul

Como a invenção do LED azul mudou o mundo

O Prêmio Nobel de Física deste ano foi concedido a três cientistas japoneses pela invenção do LED azul. A ...
Telhados de dióxido de titânio

Telhado que despolui ar

Sabemos que plantas e árvores são eficazes filtros de ar usados com frequência em varandas de casas e apartamentos, ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...