Tinta ecológica inovadora promete melhorar a eficiência energética de qualquer ambiente - SustentArqui

Rio de Janeiro 30/05/2017 | 18:59 - Por: Redação Sustentarqui

Tinta ecológica inovadora promete melhorar a eficiência energética de qualquer ambiente

tinta ecológica inovadora grafeno

Tinta ecológica inovadora, feita de grafeno, promete ser a mais sustentável do mundo e melhorar a eficiência energética de qualquer ambiente.

O grafeno é considerado um material milagroso, sendo a substância mais forte conhecida pela ciência. Descoberto em 2004 por dois vencedores do Prêmio Nobel na Universidade de Manchester, é um carbono puro altamente inerte, inócuo e não tóxico.

O material é parte da composição da tinta ecologicamente correta, lançada recentemente no Reino Unido, pela empresa The Graphene Company.

Relacionado: Saiba como fazer uma tinta ecológica

A pintura chamada Graphenstone é feita a partir de uma base de cal pura que foi combinada com grafeno. As tintas à base de cal estão no mercado há anos, mas a adição do grafeno, com a sua supercondutividade, melhorou a característica do material de regulação térmica dos edifícios. Portanto melhoram a eficiência energética dos mesmos, pois necessitam usar menos o aquecedor ou o ar condicionado.

 

tinta ecológica inovadora grafeno

 

De acordo com o diretor da The Graphene Company, Patrick Folkes, “Quando usado em superfícies de paredes internas, ao invés do calor ser irradiado através das paredes, o grafeno absorve o calor dentro da tinta.”

A tinta ecológica inovadora é feita a partir de uma base de cal pura que foi combinada com o grafeno – um material recentemente saudado como o mais fino, mais forte e maior condutor nunca antes desenvolvido.

Outro benefício ambiental vem da fina espessura do material, como o grafeno possui apenas um átomo de espessura na tinta, é necessário usar menos material para conseguir um acabamento durável que seja resistente à corrosão. Um litro de tinta cobre duas superfícies de oito metros quadrados, segundo o fabricante.

Além da vantagem ambiental, essa característica oferece economias significativas no consumo, manutenção, mão de obra e no custo.

tinta ecológica inovadora grafeno

 

 

A base da tinta é feita a partir de 98 por cento de cal puro, que é conhecido por sua absorção de dióxido de carbono, o que significa que a tinta também ajuda a purificar o ar, contribuindo para que os ambientes sejam mais seguros e saudáveis

Mas enquanto a cal pura faz a tinta ser altamente absorvente e respirável, falta resistência. É aqui que entra o grafeno.

A Graphene Company afirma que é a combinação desses materiais que produz “a tinta mais sustentável e ecológica do mundo”.

A inclusão de grafeno em tintas, revestimentos e outros materiais de construção aumenta exponencialmente a dureza, durabilidade, compressão, resistência à tração, elasticidade e a cobertura do produto.

“Pela primeira vez na história, houve essa fusão de um dos mais antigos e mais confiáveis ​​materiais de construção, com a mais recente nanotecnologia”, disse Folkes.

O produto tem todos os benefícios da cal, que é muito respirável, antibacteriano e absorve odores e dióxido de carbono, com a resistência de um produto acrílico.

 

 

tinta ecológica inovadora grafeno

 

“A sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante, as pessoas estão percebendo os danos que as tintas acrílicas fazem ao meio ambiente durante todo o processo de fabricação e durante o seu uso nas paredes”, disse Folkes.

Outra característica importante é que o material é livre de compostos orgânicos voláteis, formaldeído, metais pesados, substâncias tóxicas, substâncias cancerígenas, e qualquer agente prejudicial à saúde ou que degrade o meio ambiente.

“Pode cheirar um pouco a alvenaria molhada, mas você poderia colocar um bebê para dormir no ambiente pintado sem nenhum risco à sua saúde” afirma o CEO da empresa.

Relacionado: Tintas livres de COV são melhores para sua saúde

A pintura Graphenstone é certificada pelo laboratório independente alemão eco-INSTITUT. Além das suas várias certificações ambientais, até o momento é a única pintura do mundo a cumprir o Cradle to Cradle Gold Standard.

A empresa assume um compromisso contínuo com a sustentabilidade. Os produtos além de serem feitos de elementos naturais, a embalagem é derivada de materiais reciclados.

O produto já foi usado para revestir paredes de hospitais, hotéis e escolas. À medida que a demanda pela tinta ecológica inovadora aumentar, provavelmente será vendida em outras partes do mundo.

Que chegue logo no Brasil!

 

Fonte: Dezeen e Inhabitat

Imagens: The Graphene Company

, , ,

Comments

couro ecologico vinho

Couro ecológico feito com resíduos de vinho ganha prêmio internacional

Couro ecológico feito de resíduos que a uva deixada no processo de fabricação do vinho recebeu o prêmio Global ...
lama de mariana

Lama de Mariana vira material para construção

O ano passado foi desastroso para cidade de Mariana, do interior de Minas Gerais. Barragens da mineradora Samarco ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...