1º Congresso Online de Eficiência Ecológica e Construções Sustentáveis - SustentArqui

Rio de Janeiro 04/10/2015 | 11:23 - Por: Redação Sustentarqui

1º Congresso Online de Eficiência Ecológica e Construções Sustentáveis

1º Congresso Online de Eficiência Ecológica e Construções Sustentáveis

Imagem divulgação

O CONEECO é o 1º Congresso Online de Eficiência Ecológica onde grandes especialistas em construções sustentáveis estarão reunidos para unir conhecimentos, transmitir e difundir boas práticas de sustentabilidade na construção civil.

O congresso acontece de maneira gratuita e online do dia 05 a 11 de outubro, o objetivo é fazer com que práticas benéficas ao meio ambiente sejam comuns em construções por todo o mundo.

Confira a programação do1º Congresso Online de Eficiência Ecológica:

Segunda, 05 de Outubro:

10:00
Michel Habib Ghattas
Arquiteto graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Bioarquiteto formado pelo Instituto TIBÁ (tecnologia Intuitiva e Bioarquitetura), membro da rede TerraBrasil de pesquisa científica em construção com terra.
Projeto Responsável – Do projeto à primeira noite na nova moradia, nesta palestra Michel Habib registrou todos os passos que seguiu para construir à própria casa com técnicas de Bioarquitetura e Bioconstrução.

14:00
Carla Nicolini e Daniel Bonamin
Carla é Educadora ambiental, Daniel é engenheiro ambiental ambos atuam na Fazenda Atalanta, um Centro de Referencia que recebe voluntários, escolas e pessoas interessadas em aprender/trabalhar com sustentabilidade. Eles também ministram cursos e palestras, prestando consultoria em design de sistemas de produção agrícola orgânicos e biodinâmicos em todo Brasil.
Da Chuva ao Esgoto ( o pensamento cíclico nas construções )
Repensando o uso da água.

16:00
Ricardo Mastroti
Ricardo tem 16 anos de experiência em cargos gerenciais e de superintendência, lidando com a sustentabilidade, bem como, assuntos ambientais e corporativos em multinacionais. consultor em sustentabilidade, negócios Sociais e Biomimética.
Biomimética: Inovação Disruptiva Inspirada na Natureza Aplicada à Construção.
A Biomimética utiliza o vastíssimo repertório de soluções disponíveis na natureza com seus bilhões de anos de evolução, em projetos diversos.

18:00
Juno Rocha
Bioconstrutor desde 2007, teve experiências nas mais antigas Ecovilas da europa e na Argentina. Atualmente finaliza o projeto Ecovila da lagoa, um empreendimento que uniu turismo, esportes, educação, produção de alimentos e Bioconstrução.
Modelo de Ocupação Habitacional Sustentável
Bioarquitetura, Permacultura e construção com terra.

20:00
Leonardo Brito
Leonardo é Permacultor e Engenheiro Florestal. Atua como coordenador do Centro Educacional e Experimental de Permacultura do IPEMA- Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica desde 2012. Expecialísta em técnicas de bioconstrução com barro, ministra cursos de bioconstrução abordando diferentes técnicas, além de cursos de permacultura.
Técnicas de Bioconstrução com Terra

​Terça, 06 de Outubro:

10:00
Lucio Ventania
Lucio é um dos principais representantes do movimento de popularização do uso do bambu no Brasil. É o típico inovador brasileiro que integra tecnologia, design e sociedade com seu talento de perceber espaços e recriá-los como oportunidades sustentáveis.
Civilização do Bambu – Design e Sustentabilidade
Direto do Cerbambu, Lúcio detalha como o bambu pode ser usado como um aliado na transformação de pequenas comunidades.

14:00
Carlos Café
Café é engenheiro e empresário, há mais de 20 anos trabalhando com tecnologia solar, esta à frente de um grupo de empresas que oferecem além de projetos e instalações, consultoria e cursos para profissionais da área, com foco na popularização da utilização da tecnologia para aproveitamento da Energia Solar.
A Energia Solar e suas Diversas Aplicações
16:00
Lea Nagel
Lea é Alemã e vive no Brasil a 14 anos. Com seu marido Cristian e sua filhinha Zoey vão viajando pelo Brasil, fazendo partilhas e disseminando a Permacultura por todos os cantos
Sustentabilidade ao Alcance de Todos

18:00
Jeferson Timm
Timm é Biólogo e Permacultor. Recentemente concluiu seu mestrado em Engenharia Civil, onde desenvolveu pesquisas com Wetlands construídos (Jardins Filtradores). É consultor em meio ambiente e sustentabilidade, tem experiência em projetos com ênfase em biodesign e serviços ecológicos.
Biotratamento de Esgotos – Jardins Filtradores
Saneamento Ecológico.

20:00
Marcelo Bueno
Bioarquiteto e Permacultor, especializado em bioconstruções, filtros biológicos, reuso de água, telhado verde, captação de água de chuva, estruturas de eucalipto tratado, energia renovável e planejamento eco eficiente. Trabalha com projetos de eco casas desde 1999.
Como Fazer sua Casa Ecológica
Marcelo abre sua casa que é ecológica e na qual vive há quase 14 anos, para demonstrar como é possível viver bem, adotando técnicas simples que a tornam autossustentável e autossuficiente em água e energia, visite a Casa Ecológica de Marcelo Bueno.​​

 

Quarta, 07 de Outubro:

10:00
Otávio Urquiza
Otávio é Arquiteto e atualmente desenvolve projetos de ecovilas em Curitiba, apoiadas no tripé da sustentabilidade, economia horizontal; arquitetura e biologia; cultura e secularidade. Estes projetos estão sendo desenvolvidos em bairros italianos por serem culturalmente visíveis com identidades de bairros.
Des@fio Coletivist@ para uma Década em Movimento

14:00
Renan Guimarães
Renan é analista processual da defensoria pública do Rio Grande do Sul e Secretário executivo da Associação Tecnologia Verde Brasil, especialista em direito ambiental pela UFRGS e militante pela promoção da infraestrutura verde urbana no Brasil.
Políticas Públicas para a Promoção da Infraestrutura Urbana
Infraestrutura verde e direito ambiental.

16:00
Diego Alcubierre
Diego é Engenheiro Civil Perito em Energia Solar e Sustentabilidade, dedicou sua carreira às energias renováveis, edifícios verdes e outras questões ambientais, a fim de disseminar esse conhecimento ao maior número possível de pessoas.
Energia Solar Rural
O impacto social, econômico e ambiental, quando se leva iluminação às comunidades rurais através da energia solar fotovoltaica.
18:00
Lucio Lambert
Lucio é geólogo e produtor rural, Participa atualmente de um projeto coletivo para criação de uma Comunidade Autossustentável junto à Natureza, que possa trazer autonomia e respostas à crise da Sociedade moderna.
Ecovillage Project – no Processo de Criação de uma Comunidade Autossustentável
Busca da autossustentabilidade como proposta de solução para a crise da sociedade moderna

.

20:00
Flávio Duarte e Bruno Azevedo
Flavio e Bruno são os arquitetos e bioconstrutores diretores da BIOhabitate. Fundada em 2003 para oferecer serviços para pessoas, grupos, comunidade e empresas sobre projetos arquitetônicos e de assentamentos humanos saudáveis e sustentáveis.
Bioconstrução Saudável – Construindo Seres, Gerando Vidas
Eles acreditam que as construções interferem diretamente na saúde dos habitantes. aqui eles nos contam desenvolvem seus projetos, focados nos desejos e necessidades dos clientes, e em parâmetros regionais e globais de conforto, salubridade e sustentabilidade ambiental.

Quinta, 08 de Outubro:

10:00
Peter Webb
Peter é autraliano e já trabalhou em vários países suas especialidades são: Paisagismo sustentável, Agroecologia, Recuperação e Reflorestamento de Áreas Degradadas, Permacultura, Cirurgia em Árvores, Consultoria Ambiental e Treinamentos.
Telhado Verde Sem Terra

14:00
Gabriel Siqueira
Gabriel é Mestre em Administração pela UFSC, tem amplo conhecimento em gestão e comunicação do Terceiro Setor, Empreendedorismo Social e Ambiental. Foi reconhecido como Empreendedor Cívico pela RAPS e Líder da Realidade Climática pelo The Climate Reality Project.
Como Empreender uma Comunidade Sustentável
Gestão Colaborativa, Gestão de Ecovilas

16:00
Conrado Liao
Conrado é Engenheiro Ambiental, trabalha com palestras, cursos e consultoria em aproveitamento de água de chuva, recursos hídricos, educação ambiental, música intuitiva e yoga pela Araponga Brasil.
Saneamento e Recursos Hídricos
A questão da água, Conrado explora possibilidades sobre o correto aproveitamento de bacias hidrográficas em construções, como foco na sustentabilidade e respeitando sempre o caráter limitado dos recursos.

18:00
Jéssica Cubas e Felipe Toledo
Felipe é gestor ambiental e Jéssica e bióloga, eles são fundadores do Sítio Saramandala, um centro de permacultura que visa compartilhar saberes e conhecimentos prático/teóricos em questões diversas sobre a temática da sustentabilidade e da agroecologia. Trabalham com questões sobre bioconstrução, agroflorestas, agricultura orgânica, agricultura urbana, compostagem caseira, cosméticos naturais e outros, disseminando este conhecimento através de palestras e oficinas.
Agricultura Urbana – Soluções Criativas
Um retrato de como é possível inverter a lógica latifundiária para produzirmos mais alimentos nos espaços disponíveis e sem uso, em grandes cidades. Produzindo alimentos de qualidade, melhorando a estética e preservando a terra no processo.

20:00
Nilson Dias
Nilson Dias é Permacultor e Gerente de Projetos (MBA pela FGV) do Instituto Pindorama com sede em Nova Friburgo – RJ. Desde 2009 dedica-se ao estudo e prática da permacultura e habitações sustentáveis. Suas áreas de estudo são energias alternativas, uso do bambu e terra na construção civil e no design de interiores, além de ser um entusiasta da alimentação natural, meditação e Yoga. Dedica-se integralmente ao Instituto Pindorama ministrando cursos e prestando consultorias.
Bambu o Aço Verde
Já pensou em fazer uma casa, galpão ou toldo com bambu? Nilson dias vai mostrar nesta palestra o real potencial do Bambu.

 

Sexta, 09 de Outubro:

10:00
Rafael Xavier
Rafael é monitor solar, capacitado pela sociedade do sol, uma associação de pesquisadores, que coordena a disseminação do ASBC (Tecnologia de aquecimento de água com baixo investimento) no Brasil e no exterior.
Tecnologia Social para o Lar
Nesta palestra Rafael vai falar sobre tecnologias acessíveis a qualquer família Brasileira, com baixíssimo investimento, processo que usa a energia solar para aquecer a água, conservando a temperatura por um longo período.

14:00
Maurício Sens
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, onde leciona a disciplina tratamento de água de abastecimento na graduação, é mestre e doutor também pela UFSC. Coordenou mais de 45 projetos de pesquisas em tratamento de água e abastecimento, a maioria com desenvolvimento tecnológico próprio.
Soluções Simples para Tratamento de Água
Mauricio descreve um método simples que ajudou a desenvolver, tratamento de água em comunidades pobres que não disponham de serviços públicos na distribuição, tecnologia fácil de replicar com baixíssimo investimento.

16:00
Maíra Sagnori
Maíra é graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura Plena na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atualmente vive em Piracanga uma ecovila na Bahia, buscando e aplicando alternativas sustentáveis para questões práticas das comunidades humanas, como saneamento ambiental, manejo de resíduos e planejamento agro paisagístico.

Desenho de Comunidade e Criação de Florestas
Maíra fala da comunidade em que vive atualmente, Piracanga na Bahia, descrevendo suas regras e organização, bem como um sonho vem aos poucos se tornando um bela realidade.

18:00
Sérgio Pamplona
Sérgio tem formação acadêmica em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília. É Permacultor, Bioarquiteto e Bioconstrutor. Busca praticar, viver e divulgar a permacultura em toda sua profundidade e extensão. Dá cursos e vivências em vários desses aspectos da permacultura.
Coleta e Uso de Água de Chuva
Água de Chuva

20:00
Marcelus Oliveira
Paisagista, Professor e Permacultor, especialista em telhados verdes
Telhados Verdes, Metáfora da Sustentabilidade
Cura das cidades, infraestrutura verde

 

Sábado, 10 de Outubro:

10:00
Heliomar Venâncio
​Arquiteto e Urbanista membro do Conselho Brasileiro para Construção Sustentável, autor dos livros Minha Casa Sustentável e Arquitetura em 10 Lições, atua a 23 anos frente a empresa ARQUITETURA e CONSTRUÇÃO BIOSFERA LTDA, com mais de 350 projetos de casas em diversos estados do Brasil.
Arquitetura Sustentável
​Soluções Criativas e Sustentáveis na Residência.

14:00
Alexandre Gontijo
Empresário da área de tecnologia e construção sustentável. Sócio da empresa TELHADO VERDE BH, que representa o grupo INSTITUTO CIDADE JARDIM especializado em telhados verdes.
Telhado Verde
Minha experiência em desenvolver um projeto, executar e perceber as mudanças no ambiente com a instalação de um Telhado Verde, e de alguns outros recursos sustentáveis para construções, Deu tão certo que virou um negócio.

 

Para mais informações e inscrições: http://www.coneeco.com/

,

Comments

semana de eficiência energética mma

1ª Semana de Eficiência Energética terá capacitações gratuitas voltadas para edificações

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza em Brasília, entre os dias 28 e 30 de novembro, a 1ª Semana de ...
livro Movido pela Mente

Movido pela Mente: livro sobre superação e mobilidade sustentável será lançado em São Paulo

Movido pela Mente é um livro sobre superação e mobilidade sustentável, será lançado em São Paulo dia 4 de dezembro ...
Introdução aos Telhados Verdes

Curso Online Introdução aos Telhados Verdes

Introdução aos Telhados Verdes é um curso online elaborado pelo Instituto Cidade Jardim, e está lançando no ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...