Imersão de Bioconstrução no Cerrado – 1ª Edição

22/06/2017 por Redação SustentArqui

A primeira edição da imersão de bioconstrução no Cerrado acontecerá de 08 a 28 de julho na cidade de Olhos D’Água.

Com a positiva onda de debates sobre sustentabilidade e reflexão sobre resíduos gerados na construção civil, o número de pessoas interessadas em construir para si mesmo de maneira mais saudável ou se profissionalizar na bioconstrução vem aumentando a cada dia.

Para atender a procura de quem quer se aprofundar um pouco mais, um pouco além dos cursos rápidos, foi criado esse período de imersão de bioconstrução. Serão três semanas de teoria e mão na massa (e pé também!).

Além das técnicas com terra crua e seus benefícios, serão apresentados conceitos básicos, como alicerce, estrutura, construção de paredes, cobertura de ferrocimento entre outros tópicos essenciais para quem quer iniciar a própria moradia.
Orientador: Cobi Shalev
Especializado em adobe, cob, rebocos naturais e fibrocimento, seu primeiro contato com a bioconstrução foi em 2006, em uma fazenda de permacultura localizada em Israel, onde construiu sua primeira casa subterrânea feita de cob e materiais reciclados.

Facilitador: Renato Botelho
Finalizado o PDC em SP de onde se sentiu inspirado, participou do curso de bioarquitetura ministrado por Cobi Shalev e desde então iniciou alguns projetos para se aprofundar no assunto trabalhando com Cobi em Olhos D’Água – GO.

Exercício prático da imersão de bioconstrução no Cerrado

Será construído um muro de aproximadamente 25 metros experimentando o processo completo, desde cavar as valas até as telhas de ferrocimento. Esse processo equivale a parte estrutural de uma casa de terra crua. Dessa maneira a ideia é passar a confiança para que se possa começar a experimentar e construir por conta própria. A ideia do muro é fazer dele um laboratório para várias técnicas.

 

A atividade consiste nas seguintes práticas:

• Testes estruturais da terra
• Produção de adobes
• Manuseio da madeira (preparo dos mourões, cortes, montagem e impermeabilização)
• Preparo das estacas, níveis e valas
• Alicerce de pedra (assentamento de pedras)
• Preparo da massa (pisar a terra)
• Prática de pau-a-pique
• Prática de taipa de pilão
• Prática de assentamento de adobes
• Produção das coberturas de ferrocimento
• Aplicação da cobertura
• Aplicação de reboco natural

Além do muro haverá a construção de um banco de terra ensacada (hiperadobe) e tintas naturais!

A teoria será dada em campo, durante a prática. Como a imersão de bioconstrução tem a intenção de ser uma vivência de obra, o ritmo será próximo de uma. O grupo será pequeno para melhor aproveitamento, entre 5 e 8 pessoas comprometidas e dispostas a esta experiência.

Investimento: R$1.200 (o valor pode ser dividido em até 3x um sinal de R$300)

O que está incluso no valor:
Hospedagem em quarto compartilhado ou camping
3 refeições diárias durante a semana, de segunda a sexta
Local:
Olhos D’Água – GO
(1h30 distante de Brasília)

Olhos D’Água é um pequeno distrito de Alexânia. A cidade é bem simples e tranquila, conta com alguns bares e restaurantes, com bastante natureza do cerrado brasileiro em seu entorno. É fácil chegar ao rio para se banhar. Ainda mantém casinhas de adobe tombadas como patrimônio histórico para apreciar e aprender mais.

Mais infos e inscrições:
adamabioarquitetura@gmail.com
www.adama.arq.br

https://www.facebook.com/adamaarq/videos/298064277300504/

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *