Virada Sustentável neste fim de semana em São Paulo

Rio de Janeiro 20/08/2016 | 10:56 - Por: Redação Sustentarqui

Virada Sustentável neste fim de semana em São Paulo

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade. Participam do evento organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.

Entre os eventos da Virada Sustentável na capital paulista destacamos dois: “Rua Para Todos” em São Miguel (zona leste), hoje (26) a partir das 14h e “Cubo na Praça” nos Jardins (zona oeste), sábado e domingo das 11h às 18h. Organizados pelo  WRI Brasil Cidades Sustentáveis, os dois eventos têm o objetivo de promover a ocupação do espaço público e incentivar as pessoas a participarem da construção de cidades mais humanas.

Com estas intervenções, a ideia é convidar as pessoas a experimentarem e pensarem novas formas de viver a cidade. O evento quer mostrar que, além de importância para o ambiente urbano, a vivência em ruas abertas e praças pode ser algo muito interessante e divertido.

Rua para todos

Virada Sustentável

Na sexta-feira (26), a organização promove o evento Rua Para Todos, no centro de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. A rua Américo Gomes da Costa será aberta para pedestres (no trecho entre a avenida Marechal Tito e a rua Padre Francisco Marcondes Improta), das 14h às 19h.

Estão previstas diversas atividades, como oficinas de yoga, skate e graffiti, apresentações musicais (hip-hop, forró e MPB), horta urbana e sessões de bate-papo, entre outras, ao longo da tarde.

Quem participar também poderá conhecer as medidas que serão implementadas no bairro para criar um ambiente urbano mais seguro.

Área 40

Um exemplo é o projeto de Área 40 em São Miguel Paulista, vias delimitadas onde a velocidade máxima regulamentada pela prefeitura será de 40 km/h. Além de melhorar a segurança de pedestres e ciclistas, os integrantes mais vulneráveis do sistema viário, a medida busca trazer uma convivência pacífica na cidade, com a redução de acidentes e atropelamentos.

“Pequenas alterações no desenho das vias causam uma mudança de comportamento das pessoas. O desenho das ruas e avenidas determina como os pedestres, ciclistas e motoristas vão se deslocar. As alterações nas ruas de São Miguel vão contribuir para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito”, ressalta Daniely Votto, do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Cubo na praça

Virada Sustentável

Do outro lado da cidade, nos dias 27 e 28 de agosto (sábado e domingo), um cubo de 9 m2 estará montado na Praça Alexandre de Gusmão (ao lado do Parque Trianon, próximo à Avenida Paulista) e abrigará dezenas de atividades, das 11h às 18h. A ação (Vida)³ na Praça será palco de debates, atividades lúdicas, oficinas, exposições fotográficas e atrações musicais.

No interior do Cubo, serão discutidos temas relevantes para pensar a construção de cidades mais humanas, como o papel do poder público na mobilidade e o papel das pessoas no desenvolvimento de ambientes urbanos melhores para todos. O espaço também terá oficinas de conserto de bicicletas, aulas para fazer uma pequena horta, walking tours, customização de bicicletas e música.

Em paralelo, duas exposições fotográficas poderão ser visitadas: Identidades Urbanas, com fotos que refletem o trabalho da organização WRI em cidades pelo mundo, e a exposição Mobilidade em 1 Instante, onde as diferentes nuances da mobilidade estão eternizadas no instante de uma fotografia. Durante todo o dia, haverá ainda bikefoods e venda de alimentos orgânicos.

Confira a programação completa da Virada Sustentável em toda a cidade aqui.

Fonte: Mobilize 

, ,

Comments

semana de eficiência energética mma

1ª Semana de Eficiência Energética terá capacitações gratuitas voltadas para edificações

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza em Brasília, entre os dias 28 e 30 de novembro, a 1ª Semana de ...
livro Movido pela Mente

Movido pela Mente: livro sobre superação e mobilidade sustentável será lançado em São Paulo

Movido pela Mente é um livro sobre superação e mobilidade sustentável, será lançado em São Paulo dia 4 de dezembro ...
Introdução aos Telhados Verdes

Curso Online Introdução aos Telhados Verdes

Introdução aos Telhados Verdes é um curso online elaborado pelo Instituto Cidade Jardim, e está lançando no ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...