10 exemplos de escolas sustentáveis - SustentArqui

Rio de Janeiro 12/10/2015 | 16:57 - Por: Juliana Rangel

10 exemplos de escolas sustentáveis

escolas sustentáveis

Boas atitudes devem ser dadas desde cedo! Projetos de escolas sustentáveis ajudam as crianças a aprenderem ecologia e sustentabilidade, através de exemplos concretos.

Confira os exemplos de projetos de 10 escolas sustentáveis:

1 – Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz- Rio de Janeiro:

O Colégio foi a primeira escola do Brasil e de toda a América Latina a receber a certificação de construção sustentável LEED. Com projeto de arquitetura do escritório Arktectus, a escola passou por uma série de inspeções depois da inauguração, que atestaram a eficácia das mais de 50 medidas adotadas para maior eficiência energética e melhor aproveitamento dos recursos naturais.

escolas sustentáveis

Fotos: Foto: http://www.rj.gov.br/

 

2- Green School: escola construída com bambu em Bali

Considerada a escola mais verde do mundo, a Green School foi criada pelo canadense John Hardy e sua esposa, a americana Cynthia Hardy. É um exemplo de escola com um impacto ambiental quase zero. Não é apenas um edifício sustentável, onde os prédios foram criados a partir de materiais naturais encontrados na região, mas também tem atos sustentáveis em seu sistema de educação, com uma metodologia especial, ensinam ecologia e sustentabilidade.

exemplos de escolas sustentáveis

Imagens: GreenSchool – Bali

3- Creche sustentável em Florianópolis

A edificação da Creche Municipal Hassis gera eletricidade por meio de energia fotovoltaica, aquece água potável por energia solar, faz aproveitamento da água de chuva e tem madeira certificada FSC, sendo candidata a ser a primeira do país a receber o selo LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) na categoria Platinum.

escolas sustentáveis

Foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

4- Escola primária na Dinamarca 

A escola primária apresenta uma arquitetura sustentável, compacta e triangular, com as suas principais fachadas orientadas de forma a otimizar a captação solar, através de painéis localizados na cobertura que produzem energia elétrica. Na cobertura também, além de áreas verdes, possui coletores de água da chuva.

escolas sustentáveis na dinamarca

Foto: Ecohabitar

5- El Guadual – Escola em bambu na Colômbia:

Como parte da estratégia nacional da Colômbia de atenção a juventude integral, o programa “De cero a siempre” os arquitetos Daniel Feldman e Ivan Quinonas criaram um centro infantil com o objetivo de transformar o centro da cidade de Vila Rica, promovendo educação, recreação e alimentação. As estratégias de captação de água, a correta orientação em respeito ao sol e ao vento das salas de aula, o uso de materiais locais e recicláveis, a reinterpretação das técnicas tradicionais de construção e a criação de espaços públicos e culturais foram os fatores determinantes para o sucesso do projeto.

escolas sustentáveis

Fotos: Daniel Feldman e Ivan Quinones

 

6- PS 62: Escola sustentável em Nova Iorque

A PS 62 foi a primeira escola construída sobre os princípios Net Zero Energy, projetada pelo estúdio SOM, conta com painéis solares que geram energia suficiente para alimentar todo o edifício. Além disso, a escola contará com outros programas sustentáveis ​​para reduzir o impacto ambiental, aumentar a sua auto-suficiência e proporcionar um maior nível de educação para os alunos.

escolas sustentáveis em nova iorque

Imagens: ©SOM

 

7- Escola de Guastalla, na Itália

A escola de Guastalla, na Itália foi construída após um terremoto, em 2012, que destruiu duas escolas na região, e é considerada uma das mais sustentáveis do mundo. Projetada pelo arquiteto Mario Cucinella, possui painéis fotovoltaicos, sistema de aproveitamento da água da chuva para irrigação do jardim e descargas dos sanitários e o uso de materiais naturais e reciclados. O projeto integra o interior com o exterior, e nas áreas ao ar livre são estimulados os cinco sentidos das crianças: visão, audição, paladar, olfato e tato.

escolas sustentáveis - Itália - Guastalla

Imagens: Divulgação MCA

8-  METI School – arquitetura vernacular em Rudrapur, Bangladesh

A partir de técnicas vernaculares aprimoradas, especialistas e voluntários da Alemanha e da Áustria, liderados pelos arquitetos alemães Anna Heringer e Eike Roswag juntaram-se aos artesãos locais, aos professores, aos pais e aos futuros alunos para construir a METI School. Erguida com materiais locais, como o barro e o bambu, possui cortinas que regulam a entrada de luz e a ventilação natural.

escolas sustentáveis

Foto: Kurt Hoerbst

9- Escola flutuante em Makoko (Nigéria)

Makoko, uma região pobre na Nigéria, enfrenta períodos de cheias todos os anos, que acabam prejudicando as aulas das crianças. Kunlé Adeyemi (NLE Architects) teve a ideia de solucionar este problema com estruturas flutuantes, que flutuam devido a 256 bidões reaproveitados e fazem uso de materiais e recursos locais que refletem a cultura da comunidade. O edifício é autosuficiente em energia e água, graças a células fotovoltaicas na cobertura e um sistema de captação de água da chuva. Além disso, toda madeira que é utilizada como o principal material, é reutilizada.

esscolas sustentáveis flutuante

Foto e imagem: © NLÉ architects

 

10- Colégio Positivo Internacional, de Curitiba

Projetado pelo escritório Manoel Coelho Arquitetura e Design e construído de acordo com os critérios de green building, o edifício prevê a redução de 45% do consumo de água potável e de 74% do consumo de energia elétrica em comparação com escolas do mesmo porte. O Colégio conquistou a certificação internacional LEED Ouro, na categoria Schools.

escolas sustentáveis  - colégios sustentáveis

Fotos: Nelson Kon

 

 

, , , ,

Comments

casas sustentáveis no brasil

10 casas sustentáveis no Brasil inspiradoras

Já apresentamos aqui uma matéria com 3 casas sustentáveis no Brasil, mas exemplos de uma arquitetura mais ...
Marcelo Rosenbaum

Marcelo Rosenbaum resgata recursos regionais em escola do Tocantins

Marcelo Rosenbaum e o escritório curitibano Aleph Zero foram os responsáveis em desenvolver o projeto arquitetônico ...
obras de Vo Trong Nghia

10 espetaculares obras de Vo Trong Nghia

As 10 espetaculares obras de Vo Trong Nghia Architects foram selecionadas por seus autores aplicarem os princípios ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...