Albergue ecológico construído em bambu na Bahia

Rio de Janeiro 08/01/2016 | 8:11 - Por: Redação Sustentarqui

Albergue ecológico construído em bambu na Bahia

Albergue ecológico em Bambu

O bambu foi escolhido como sistema construtivo para este albergue ecológico por ser um produto abundante na região, mas por incrível que pareça não havia mão de obra no lugar. Com a ajuda de especialista os arquitetos resolveram montar um centro de capacitação na obra e ensinar aos locais como utilizar este e outros métodos construtivos sustentáveis.

O terreno do albergue está localizado em um vale ao redor de morros que dão nome a ilha Morro de São Paulo, na Bahia. Com difícil acesso para o turismo em massa, a mata em volta convida a hospedagem de uma forma diferente.

Albergue ecológico em BambuAlbergue ecológico em Bambu

O projeto planejou explorar este enquadramento com baixo impacto ambiental. Neste sentido a primeira revisão foi a escolha das opções de elementos indispensáveis ​​para o local, no que diz respeito às condições climáticas.

A  IR Arquitectura desenvolveu dois tipos de módulos espaciais de dimensões diferentes, mas com o mesmo critério construtivo. A disposição das partes responde à detecção das clareiras naturais que a floresta apresenta. O módulo de dimensões mínimas, de 3,20 m x 3,20 m, responde aos programas de menores demandas de áreas, como quartos privados, sanitários e serviços gerais. Os de maior envergadura, de 6,40 m x 6,40 m, abrigam usos comuns: cozinha com sala de refeições, salão de usos múltiplos e albergue.

Albergue ecológico em Bambu

Se medirmos a pegada de carbono de uma obra, um fator determinante na quantidade final é a procedência dos materiais e os processos de construção dos mesmos. Para diminuir esse impacto a quase zero, os módulos foram projetados para serem construídos majoritariamente em bambu Guadua.

Essa decisão proporcionou uma oportunidade adicional. Uma das maiores plantações dessa espécie na América Latina fica a poucos quilômetros da ilha, mas a construção com materiais desse tipo surpreendentemente não é comum na ilha, simplesmente porque a mão de obra não está habituada a fazê-la. Do mesmo modo, a utilização de telhados verdes e sistemas de gestão de energias com técnicas simples e baratas não são de conhecimento comum. Esses conhecimentos poderiam representar uma opção altamente econômica e eficaz de construção de habitações para os habitantes locais.

Albergue ecológico em Bambu

Esse fato descrito levou aos arquitetos a desenvolverem um “projeto de execução do projeto”. Uma implantação em etapas na qual estiveram envolvidos especialistas comandando equipes de moradores locais com a realização de oficinas de capacitação para a construção de biodigestores, sistemas de fitorremediação e aquecimento solar térmico. Somados a um plano de coleta de óleos de cozinha para seu posterior tratamento no terreno, produção de glicerina e biocombustível e um circuito sólido de produção e consumo de alimentos

Mais do que uma construção de um albergue ecológico feito em bambu, representou para toda a ilha um teste de caso em termos de reformulação das formas de intercâmbio econômico, ambiental e educativo.

Bambu

Veja o vídeo com as etapas da construção do albergue ecológico:

 

Fonte: IRarquitectura

Imagem: Marcos Altgelt

, , , ,

Comments

ecotone triptyque

ECOTONE: projeto da Triptyque é premiado em competição internacional de planejamento urbano

ECOTONE é o mais novo projeto da Triptyque Architecture, com parceria com a Duncan Lewis-Scape Architecture; OXO; ...

3 materiais inovadores e sustentáveis para construção de casas

Construir uma casa exige um bom projeto. Além disso, mais do que necessário, é imprescindível que este projeto ...
prisão em amsterdã prédios sustentáveis

Prisão em Amsterdã será transformada em complexo residencial sustentável

Por falta de presos, prisão em Amsterdã fecha, e será transformada em um complexo residencial sustentável, ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...