Casa sustentável com materiais reciclados

31/03/2014 por Redação SustentArqui

Essa casa sustentável está sendo construída, no sul da Argentina, utilizando materiais reciclados. O projeto é do arquiteto Michael Reynolds.

Casa sustentável - Michael Reynolds

O projeto “Tol-Haru, Ushuaia” – A Nave Terra do Fim do Mundo – foi uma iniciativa da ONG Natureza Aplicada à Tecnologia (NAT), com o apoio dos atores Mariano Torre e Elena Roger. 

A cidade Ushuaia, no sul da argentina, a mais perto da Antártida em todo o mundo, foi escolhida como um símbolo de uma nova relação entre o ser humano e a terra.

Na construção da casa sustentável, que iniciou no começo deste ano, foram utilizados 333 pneus, 3000 latas de alumínio, 5000 garrafas plásticas e 3000 garrafas de vidro reciclados.

Além da utilização de materiais reciclados, a casa adota várias medidas sustentáveis como; captação de energia solar e eólica, reutilização da água da chuva, orientação passiva e ainda conta com os benefícios de isolamento térmico do adobe.

Casa sustentável - Michael-Reynolds

 Uma “caixa de vidro” ajuda a criar um efeito estufa para manter a temperatura da casa constante entre 18 e 22 graus e economizar energia, tendo em vista que as temperaturas locais são muito baixas.

A casa sustentável está sendo construída por aproximadamente 60 pessoas voluntárias de todo o mundo, incluindo estudantes internacionais da Academia Earthship e membros da comunidade local.

Como parte da iniciativa, o arquiteto Michael Reynolds realizou um curso e treinamento, sobre construção sustentável, de três semanas com os voluntários.

Casa sustentável - Nave - Argentina

Fonte: Inhabitat 

Fotos: Earthship

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *