Creche sustentável em Florianópolis espera receber a certificação LEED - SustentArqui

Rio de Janeiro 03/03/2015 | 11:53 - Por: Redação Sustentarqui

Creche sustentável em Florianópolis espera receber a certificação LEED

Creche sustentável em florianópolis

Foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

A creche sustentável começa a funcionar no início deste mês em Florianópolis. A edificação gera eletricidade por meio de energia fotovoltaica, aquece água potável por energia solar, faz aproveitamento da água de chuva e tem madeira certificada FSC, sendo candidata a ser a primeira creche municipal do Brasil a receber a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental).

O terreno em que a unidade de educação infantil foi erguida tem quase 12 mil metros quadrados, cedido pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A edificação tem 1.182 m², possui dez salas de atividades infantis com varandas pergoladas feitas de madeira certificada pelo Forest Stewarship Council (FSC), proveniente de manejo florestal, pátio coberto, refeitório com varanda, banheiros e outros espaços com acessibilidade.

Creche sustentável em florianópolis

 

Certificação LEED

A construção seguiu os critérios para obter a certificação LEED, que estão inseridos em sete categorias de avaliação: Terrenos Sustentáveis, Eficiência do Uso de Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade do Ambiente Interno, Inovação em Design e Prioridades Regionais. O nível de certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos na avaliação, podendo variar de 40 a 110 pontos.

O projeto já foi registrado junto ao USGBC (United States Green Building Council), ONG que busca incentivar a construção sustentável, mas só poderá ganhar o certificado após passar por uma avaliação.

Energia fotovoltaica

A unidade infantil da rede municipal de ensino, fará utilização da energia do sol para gerar eletricidade através da energia fotovoltaica. No caso da creche, esta energia será captada por painéis solares de silício amorfo.

O sistema é interligado à rede elétrica pública, dispensando assim os bancos de baterias. Se o gerador solar fornecer mais energia do que a necessária para atender a creche, o excesso será injetado na rede elétrica.

Aquecimento solar da água

Também terá um sistema de aquecimento de água por energia solar, composto de coletores (placas) e reservatório térmico (Boiler). Os coletores são responsáveis pela absorção da radiação solar. Esse calor, por sua vez, é transferido para a água que circulará no interior do equipamento, seguindo para o reservatório térmico. A água poderá ser utilizada em chuveiros, cozinha e lavanderia.

Aproveitamento da água da chuva:

Outra medida sustentável a ser adotada é aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis em torneiras de jardim e vasos sanitários, visando a eficiência dos recursos hídricos.

O sistema de aproveitamento de águas pluviais contribui na redução da velocidade de escoamento de águas para as bacias hidrográficas em áreas urbanas, com alto coeficiente de impermeabilização do solo e dificuldade de drenagem, ajudando no controle de ocorrências de inundações, amortecimento e diminuição dos problemas das vazões de cheias e, consequentemente, na extensão de prejuízos.

O sistema atua igualmente na redução do consumo e uso adequado da água potável tratada e no fomento da consciência ecológica, trazendo benefícios pedagógicos.

Paisagismo sustentável, telhado verde e horta:

Na área externa há dois pequenos bosques com espécies nativas, horta e parques infantis, onde se encontra uma casinha de boneca de madeira, também certificada pelo FSC, organização em prol do desenvolvimento sustentável das florestas e da conservação do meio ambiente, proveniente de manejo florestal.

Foi planejado um teto vivo, com a colocação de vegetação sobre a cobertura da área de trabalhos manuais. O estacionamento da unidade apresenta piso drenante, que absorve a água de chuva, reduzindo a velocidade com que ela escoa para as galerias.

Iluminação Natural e Conforto térmico:

A creche sustentável conta ainda com domos feitos de lâmina acrílica prismática no teto da circulação coberta, permitindo iluminação natural refratada de forma homogênea durante grande parte do dia. Mantas isolantes de subcobertura e forro acústico de lãs minerais biossolúveis darão maior conforto térmico e acústico ao pátio central e circulação coberta.

Creche sustentável em florianópolis

Creche sustentável em florianópolis

A capacidade é para 200 crianças e foi construída com verba do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Ministério da Educação e com recursos próprios da Prefeitura, por sua excelência, foram investidos na obra R$ 4,4 milhões.

O nome da Creche Municipal Hassis é uma homenagem ao artista plástica Hassis, falecido em Florianópolis em 2001. Por intermédio de telas, murais e ilustrações, o artista retratava a cultura catarinense e em especial as manifestações e o cotidiano da Capital.

A obra estava prevista para ser finalizada ainda em 2014, mas sofreu atrasos devido ao trâmite burocrático necessário à liberação de verbas do BID. Em relação ao início das aulas da rede municipal, o atraso será de dez dias úteis. A partir de 3 de março, todos as crianças do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Costeira serão transferidos para a Hassis. A partir daí, o NEI será amplamente reformado para abrir novas vagas.

 

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Fotos: Petra Mafalda/PMF

, , , , ,

Comments

obras de Vo Trong Nghia

10 espetaculares obras de Vo Trong Nghia

As 10 espetaculares obras de Vo Trong Nghia Architects foram selecionadas por seus autores aplicarem os princípios ...
Leaphome

Leaphome: Casa sustentável modular na Itália

Leaphome é uma casa produzida através de um processo industrial, simples e inovador. Com foco nas necessidades e ...
Construção em Container em Itajaí recebe prêmio internacional

Construção em Container em Itajaí recebe prêmio internacional de arquitetura

Construção em Container em Itajaí recebe prêmio internacional, o 5th Architizer A+Awards . O projeto é do arquiteto ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...