Hospital em SP recebe a certificação AQUA-HQE

06/03/2017 por Redação SustentArqui

Hospital Regional Litoral Norte, em Caraguatatuba, SP recebe, nas fases pré-projeto e projeto, a certificação AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental)  − de origem francesa e concedida no Brasil pela Fundação Vanzolini. 

Com previsão de ficar pronto no segundo semestre de 2018, o hospital, faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão da Saúde do Estado de São Paulo, programa financiado pelo BID e pelo Governo do Estado, e será o terceiro empreendimento da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo a receber a certificação AQUA-HQE.

Relacionado: SEJA UM ESPECIALISTA – Curso online Certificação AQUA – HQE

Os demais hospitais em processo de certificação são o Hospital Regional de Registro e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em construção e reforma, respectivamente.

De acordo com a arquiteta e gerente técnica de projetos e obras de infraestrutura UCP/BID, da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Cristina de Oliveira Gomes Jotten, “a população do Litoral Norte ganhará um hospital de alta tecnologia médica, inserido na paisagem urbana, dentro dos atuais conceitos de sustentabilidade e que trará desenvolvimento econômico à região, com abertura de novos postos de trabalho, empregos diretos e indiretos desde a obra até a sua operação”.

Entre as soluções de sustentabilidade do projeto, estão aquecimento de água por energia solar; utilização de água de reuso nas bacias e jardins; teto verde; bicicletário; utilização de produtos sustentáveis, como piso de borracha ou marmoleum (fibra natural); pisos drenantes nas áreas externas; iluminação com lâmpadas LED; brises para redução da incidência solar nas faces Leste e Oeste; além do estudo prévio de implantação do hospital na malha urbana e do edifício no terreno, garantindo acessibilidade ao empreendimento e otimização da climatização ao edifício.

O processo construtivo do hospital seguiu precauções ambientais desde a implantação do canteiro de obras até a execução da obra, com reaproveitamento de entulhos e melhoria dos processos produtivos de construção, que são questões importantes para a qualidade ambiental do empreendimento.

Segundo o escritório Fernandes Arquitetos Associados, autor do projeto,  “foi analisada a orientação do terreno e as alternativas que propiciassem maior conforto aos pacientes no que diz respeito a insolação, iluminação e ventilação naturais.”

Com um investimento da ordem de R$ 250 milhões do Governo do Estado de São Paulo, entre obra e equipamentos, o projeto prevê 186 leitos operacionais, distribuídos em 48 de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica, 25 de ortopedia e traumatologia, 25 de neurocirurgia e 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

De acordo com a arquiteta, “certas determinantes da certificação AQUA-HQE impõem alternativas de projeto mais bem estudadas que direcionam e garantem um empreendimento de melhor qualidade”.

Hospital certificação AQUA-HQE

A certificação AQUA-HQE para edificações baseia-se em 14 objetivos de desempenho que devem ser atingidos em níveis base, boas práticas e melhores práticas, ultrapassando as exigências que correspondem à regulamentação vigente ou prática corrente, distribuídas equilibradamente em conforto, saúde e baixo impacto ambiental.

“Os pontos avaliados pela certificação são realmente norteadores do desempenho do edifício e ajudam projetistas e empreendedores a garantirem a eficiência”, completa Jotten.

O Governo do Estado de São Paulo já conquistou 19 certificações para escolas (FDE-Fundação para o Desenvolvimento para a Educação) e três para empreendimentos da polícia militar ambiental, totalizando aproximadamente 73 mil m2 de área sustentável.

Relacionado: Saiba quais são os principais Selos para Construção Sustentável

Critérios de Certificação AQUA-HQE:

. 14 critérios AQUA-HQE para edifícios:

Eco-construção:

  • relação com o entorno
  • escolha integrada de produtos, processos e sistemas construtivos
  • canteiro de obras com baixo impacto ambiental

Eco-gestão:

  • da energia
  • da água
  • de resíduos de uso e de operação
  • manutenção com permanência do desempenho ambiental

Conforto:

  • térmico
  • acústico
  • visual
  • olfativo

Saúde:

  • qualidade sanitária dos ambientes
  • qualidade sanitária do ar
  • qualidade sanitária da água

Fonte: Fundação Vanzolini

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *