Projeto sustentável de Shigeru Ban: Um centro infantil no Japão

26/08/2014 por Redação SustentArqui

Mais um projeto sustentável de Shigeru Ban, esse em parceria com o Voluntary Architect’s Network. LVMH Kodomo Art Maison é um centro comunitário dedicado às crianças de Fukushima – área devastada pelo terremoto e tsunami Tohoku em 2011.

Três anos após o centro original ter sido destruído pelo terremoto de 2011 no Japão, a estrutura foi completamente reconstruída.



Inaugurado em Julho de 2014, com a presença de Shigeru Ban na cerimônia oficial , juntamente com o prefeito da cidade e o primeiro-ministro do Butão.

No encerramento da inauguração a Orquestra das Crianças de Soma fez uma apresentação pátio interno.

O telhado é inclinado em direção ao pátio central e parcialmente coberto com painéis fotovoltaicos, que estão orientados para aproveitar ao máximo a radiação solar.

Em forma de “donut” , o centro infantil tem um pátio interno, uma biblioteca e uma sala de leitura com espaço para cultivar uma horta num sistema de vasos vertical.

A vegetação cresce ao longo das paredes envidraçadas em pequenos vasos, trazendo um elemento da natureza para o projeto. Cultivadas pelos moradores locais, as hortas promovem um senso de comunidade, ainda sendo restauradas após o devastador terremoto no país.

Todo o edifício recebe iluminação natural, através das fachadas envidraçadas.

O mobiliário também foi desenhado pelo arquiteto vencedor do Pritzker 2014, confeccionados com papelão ondulado, material reciclável muito utilizado por Ban.

Projeto sustentável de Shigeru Ban: Um centro infantil no Japão
Dentro do edifício as paredes de treliça contêm uma variedade de livros infantis em uma ampla biblioteca

Esse projeto sustentável de Shigeru Ban foi financiado pelo grupo Louis Vuitton Moët Hennessy, e é parte de uma iniciativa de apoio aos moradores da área devastada.

Soma City Kids Art Maison

Fonte: Inhabitat



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *