Projeto ecológico para um centro de gestantes na Bahia
O projeto ecológico para um Casa de Gestação foi pensado de forma a utilizar os recursos mais sustentáveis e locais do litoral Sul da Bahia, região em que está sendo construída. Paredes em terra, teto verde, saneamento ecológico entre outras técnicas foram projetadas para a casa.
A Casa de Gestação está sendo edificada na Ecovila Piracanga no Sul da Bahia.
A arquiteta Irina Biletska idealizou o projeto, representando uma mulher de cócoras, e que comporta em seu desenho final: uma cozinha com balcão, uma sala de atendimento simbolizam os joelhos da gestante, uma sala central ampla para os encontros diários, que representa o ventre, a abertura no teto: o umbigo que recebe a luz e liga simbolicamente o Céu e a Terra.
Planta Baixa – Casa de Gestação
Foram utilizadas árvores caídas no chão da mata ao lado. Um guia local, ajudou a encontrar as madeiras de melhor qualidade e resistência à insetos que estavam tombadas na mata.
Também foram usados troncos que chegam na praia durante a maré cheia, já tratados com sal marinho e posteriormente tratados com uma mistura de óleo de cozinha reciclado mais óleo próprio para tratar madeira.
O telhado será de piaçava e dois tetos serão verdes.
No teto verde serão cultivadas plantas medicinais que poderão ser utilizados nos cursos para gestantes oferecidos no espaço.
Em Piracanga, o terreno é arenoso e naturalmente pouco fértil, os tetos verdes se tornam, então, locais privilegiados para o plantio, e, também, por ser um local de difícil acesso para as formigas cortadeiras.
O telhado de piaçaba é uma técnica artesanal e ancestral da comunidade local.
As paredes serão erguidas em Hiperadobe (terra ensacada) para a Oca central e de bambu para cozinha.
Outras técnicas de terra crua, como o pau-a-pique, serão utilizadas nas paredes do consultório. Para a fundação sacos de Hiperadobe preenchidos com areia local. O piso será feito com coqueiros e em terra crua.
Nas áreas molhadas será utilizado cimento queimado e paredes em terra crua impermeabilizadas com óleo de linhaça.. Também serão utilizados tijolinhos de garrafas pet produzidos pela própria comunidade em campanha de reciclagem.
O saneamento da casa será feito com banheiro seco. Todo o resíduo produzido será compostado para produzir solo fértil para a comunidade de Piracanga, possibilitando a plantação de florestas, pomares, hortas e roçados.
O tratamento das águas cinzas (do chuveiro, máquina de lavar e pias) será conduzido para um círculo de bananeiras, sistema de tratamento ecológico e que produz bananas para alimentação! Haverá também um sistema de coleta de água da chuva.
E, finalmente, irá contar com a ajuda do sol através de painéis fotovoltaicos e de um sistema elétrico para aquecimento da água da casa.
Esse projeto ecológico para a Casa de Gestação é novo e original e tem como objetivo receber as gestantes e seus familiares que chegam em Piracanga em busca de uma gravidez saudável e ativa.
A arquiteta idealizadora do projeto ecológico faz parte do grupo Lowconstrutores Descalzos, um grupo de jovens que trocam conhecimentos e vivências sustentáveis, principalmente no campo da Permacultura e da BioConstrução.
Imagens cedidas pela arquiteta Irina Biletska
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários