Projeto responsável: inspiração e exemplo de bioarquitetura

16/05/2016 por Redação SustentArqui

O Projeto responsável foi aplicado em uma residência localizada em Atibaia/SP, desenvolvido pelo arquiteto Michel Habib, que batizou com este nome por terem sidos adotados sistemas construtivos ecologicamente corretos, ricos culturalmente e com atitudes socialmente justas.

Michel é arquiteto especializado em bioconstrução e elaborou o projeto responsável para construir a sua própria residência, certo dos inúmeros benefícios de se morar em uma casa ecológica .

casa responsável Michael Habib
casa ecológica interior

Seguindo os conceitos da boa arquitetura, antes de dar início a construção, foram estudados os ventos, a insolação e as riquezas naturais do terreno, adotando sistemas passivos para aproveitar ao máximo tais recursos, no intuito de construir uma casa confortável mas ecológica.


Várias técnicas construtivas de bioarquitetura foram aplicadas na casa; como taipa de pilão, pau a pique com ripados de bambu, adobe e reboco de terra e cal.

detalhes construtivos com terra

A mistura dessas técnicas não só serviu como exemplos de aplicação, mas também conferiu a casa diferentes texturas que trouxeram um interessante efeito estético.

casa responsável bioarquitetura

Os recursos foram utilizados de maneira responsável, todas as madeiras são de origem de demolição ou de reflorestamento, o bambu, que é uma planta de rápido crescimento e abundante na região também foi muito usado na construção e decoração.

Além da terra, quase todos os materiais aplicados foram adquiridos próximos ao local, muitos deles foram reutilizados; por exemplo as telhas foram interceptadas de uma demolição, garrafas de vidro foram utilizadas para fazer vãos de luz, entre outros.

A construção de terra, o telhado verde, e os sistemas de iluminação e ventilação natural garantem o controle da temperatura e umidade dos ambientes internos, o que influi diretamente na saúde dos ocupantes e na economia de energia.

casa responsável atibaia
projeto responsável atibaia

A gestão da água também foi bem estudada no projeto responsável, um sistema de coleta e uso da água da chuva tratada para fins não potáveis foi instalado.

Além disso no jardim é possível observar detalhes que compõem a bacia de evapotranspiração para tratamento das águas negras e o sistema de tratamento das águas cinzas, assim como uma grande horta e a plantação de bambu.


circulo de bananeiras
Projeto Responsável: jardim horta

O projeto responsável, também é sustentável, e segue o tripé de valorização dos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A economia se deu através da utilização de materiais reaproveitados, regionais, mais baratos e eficientes, e principalmente na diminuição dos custos de manutenção da casa.

No âmbito social, foi dada preferência para a mão de obra local, que foi capacitada, Michel ensinou aos trabalhadores técnicas de bioconstrução.

O aspecto ambiental foi o mais beneficiado por todas as razões já citadas acima, além disso, desde a construção houve a preocupação de gerar uma quantidade mínima de resíduos, o que era inevitável foi separado para reciclagem.

Tudo foi pensado para causar o menor impacto ambiental possível!

projeto casa responsável
detalhes casa ecológica

De acordo com o arquiteto, a casa responsável teve aproximadamente o mesmo custo final de uma casa construída convencionalmente no mesmo padrão, com o total de R$1.800 R$/m², o qual inclui mão de obra, gerenciamento, materiais e serviços terceirizados. Mas o custo de manutenção é muito menor devido a alta eficiência energética alcançada.

As obras começaram em 2012 e terminaram em 2014, o resultado foi uma residência com 250 m², duas suítes, um banheiro, dois dormitórios, um lavabo, sala de jantar e de estar, área de serviço, despensa, cozinha integrada, varanda gourmet, mezanino, um salão e garagem para dois carros.


Seguindo a proposta didática do projeto responsável, o arquiteto recebe eventualmente em sua casa profissionais e estudantes do Brasil e exterior para apresentar a edificação e conversar sobre bioarquitetura.

Michel também dá cursos de construção ecológica Brasil afora para disseminar a cultura da autoconstrução. Belo exemplo!

Outro exemplo de bioarquitetura é esse projeto ecológico para um centro de gestantes na Bahia . Confira!

Fotos: Michael Habib

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *