Projeto Responsável: belo exemplo de bioarquitetura

Rio de Janeiro 16/05/2016 | 9:07 - Por: Redação Sustentarqui

Projeto responsável: inspiração e exemplo de bioarquitetura

casas sustentáveis no Brasil

Foto: Michael Habib

O Projeto responsável foi aplicado em uma residência localizada em Atibaia/SP, desenvolvido pelo arquiteto Michel Habib, que batizou com este nome por terem sidos adotados sistemas construtivos ecologicamente corretos, ricos culturalmente e com atitudes socialmente justas.

Michel é arquiteto especializado em bioconstrução e elaborou o projeto responsável para construir a sua própria residência, certo dos inúmeros benefícios de se morar em uma casa ecológica .

casa responsável Michael Habib

casa responsável

 

Seguindo os conceitos da boa arquitetura, antes de dar início a construção, foram estudados os ventos, a insolação e as riquezas naturais do terreno, adotando sistemas passivos para aproveitar ao máximo tais recursos, no intuito de construir uma casa confortável mas ecológica.

Várias técnicas construtivas de bioarquitetura foram aplicadas na casa; como taipa de pilão, pau a pique com ripados de bambu, adobe e reboco de terra e cal.

projeto responável

 

A mistura dessas técnicas não só serviu como exemplos de aplicação, mas também conferiu a casa diferentes texturas que trouxeram um interessante efeito estético.

casa responsável bioarquitetura

Os recursos foram utilizados de maneira responsável, todas as madeiras são de origem de demolição ou de reflorestamento, o bambu, que é uma planta de rápido crescimento e abundante na região também foi muito usado na construção e decoração. Além da terra, quase todos os materiais aplicados foram adquiridos próximos ao local, muitos deles foram reutilizados; por exemplo as telhas foram interceptadas de uma demolição, garrafas de vidro foram utilizadas para fazer vãos de luz, entre outros.

A construção de terra, o telhado verde, e os sistemas de iluminação e ventilação natural garantem o controle da temperatura e umidade dos ambientes internos, o que influi diretamente na saúde dos ocupantes e na economia de energia.

casa responsável atibaia

projeto responsável atibaia

A gestão da água também foi bem estudada no projeto responsável, um sistema de coleta e uso da água da chuva tratada para fins não potáveis foi instalado. Além disso no jardim é possível observar detalhes que compõem a bacia de evapotranspiração para tratamento das águas negras e o sistema de tratamento das águas cinzas, assim como uma grande horta e a plantação de bambu.

casa responsável jardim

 Projeto Responsável: jardim horta

O projeto responsável, também é sustentável, e segue o tripé de valorização dos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A economia se deu através da utilização de materiais reaproveitados, regionais, mais baratos e eficientes, e principalmente na diminuição dos custos de manutenção da casa. No âmbito social, foi dada preferência para a mão de obra local, que foi capacitada, Michel ensinou aos trabalhadores técnicas de bioconstrução.

O aspecto ambiental foi o mais beneficiado por todas as razões já citadas acima, além disso, desde a construção houve a preocupação de gerar uma quantidade mínima de resíduos, o que era inevitável foi separado para reciclagem. Tudo foi pensado para causar o menor impacto ambiental possível!

projeto casa responsável

projeto responsável

 

De acordo com o arquiteto, a casa responsável teve aproximadamente o mesmo custo final de uma casa construída convencionalmente no mesmo padrão, com o total de R$1.800 R$/m², o qual inclui mão de obra, gerenciamento, materiais e serviços terceirizados. Mas o custo de manutenção é muito menor devido a alta eficiência energética alcançada.

As obras começaram em 2012 e terminaram em 2014, o resultado foi uma residência com 250 m², duas suítes, um banheiro, dois dormitórios, um lavabo, sala de jantar e de estar, área de serviço, despensa, cozinha integrada, varanda gourmet, mezanino, um salão e garagem para dois carros.

Seguindo a proposta didática do projeto responsável, o arquiteto recebe eventualmente em sua casa profissionais e estudantes do Brasil e exterior para apresentar a edificação e conversar sobre bioarquitetura. Michel também dá cursos de construção ecológica Brasil afora para disseminar a cultura da autoconstrução. Belo exemplo!

 

Outro exemplo de bioarquitetura é esse projeto ecológico para um centro de gestantes na Bahia . Confira!

 

Fotos: Michael Habib

, , , ,

Comments

10 grandes projetos de arquitetura solidária

Hoje vivemos em um mundo cheio de mazelas sociais, e por isso, é preciso boa vontade e criatividade para suprir as ...
ecotone triptyque

ECOTONE: projeto da Triptyque é premiado em competição internacional de planejamento urbano

ECOTONE é o mais novo projeto da Triptyque Architecture, com parceria com a Duncan Lewis-Scape Architecture; OXO; ...

3 materiais inovadores e sustentáveis para construção de casas

Construir uma casa exige um bom projeto. Além disso, mais do que necessário, é imprescindível que este projeto ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...