Retrofit transforma edifício histórico em Bilbao em “edifício inteligente” (LEED-NC)
Escolha de materiais eficientes, utilização de 90% de aço reciclado e estratégias passivas, foram algumas das medidas adotadas na reforma deste edifício, que o transformou num dos mais sustentáveis da Europa, e contribuíram para a obtenção da cerificação Greenbuilding, LEED – NC – Platinum.
Inserido numa área de regeneração urbana, na concepção do projeto arquitetônico, manteve-se a antiga fachada de 1924, permitindo a criação de uma câmara-de-ar entre a antiga estrutura e a nova, que funciona como regulador térmico, criando um microclima interno.
Este sistema reduz a necessidade do uso do ar condicionado e aquecimento ao longo do edifício.
Na sua reestruturação foi adicionado um pátio interno, uma estrutura irregular de vidro que se estende ao longo de toda a altura do edifício, trazendo luz natural a todo o interior, e se comportando também como uma estrutura bioclimática, mantendo elevados níveis de conforto interno e reduzindo o consumo de energia .
Durante o verão, o telhado de vidro abre permitindo que o ar circule livremente, reduzindo a carga térmica do edifício, enquanto que durante o inverno, permanece hermeticamente fechado criando um aquecimento de estufa solar no interior.
Uma bomba de calor geotérmica produz energia térmica necessária para ar condicionado e água quente, enquanto a energia fotovoltaica garante o consumo de energia elétrica
O edifício, considerado uma referencia de arquitetura bioclimática, tem alta eficiência energética, produz 60% menos de emissões nocivas em comparação com estruturas semelhantes, além de possuir características de conforto interno e bem-estar aos seus ocupantes.
O projeto de arquitetura é do escritório IMB arquitectos e a consultoria de sustentabilidade da Societat Orgànica.
Fonte: Rinnovalibi
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários