10 ideias para cultivar pequenos jardins criativos em casa

Rio de Janeiro 09/05/2017 | 10:55 - Por: Cristiane Nunes

10 ideias para cultivar pequenos jardins criativos em casa

cultivar pequenos jardins

Para cultivar pequenos jardins não precisamos de grandes investimentos, e para uma decoração sustentável, basta usar a criatividade, e procurar reutilizar recipientes dentro de nossa própria casa.

Hoje em dia muitas pessoas procuram trazer a natureza para dentro de casa, seja para alegrar o ambiente, filtrar o ar, ou mesmo para decoração. Sem dúvida, cultivar pequenos jardins dentro de casa podem dar um ar cheio de vida, e um vaso criativo é fundamental para dar o toque diferente no ambiente.

O jardim pode ser cultivado com ervas, suculentas, cactos, folhagem ou flores. O ideal, para que as plantas vinguem, devem estar em recipientes com furo, manta de drenagem, camada de pedras e terra com devidos nutrientes para cada espécie.

O fato de ser pequeno, é por ser mais fácil de ser transportado de um lugar para outro, no caso se o local escolhido tiver pouca iluminação, por estar em um ambiente interno. Por causa do tamanho, não há dificuldade de leva-lo próximo a janela, pois dependendo da espécie, a planta necessitará um pouco de sol alguns dias da semana.

Veja a seguir as 10 ideias para cultivar pequenos jardins criativos, e servir de inspiração para criar o seu próprio espaço verde. Deixe a imaginação solta, e traga o jardim para dentro de sua casa!

1.       Caixas de vinho

cultivar pequenos jardins

A caixa por si só tem seu charme particular. Os carimbos das marcas de vinho dão um toque marcante em uma madeira clara.

As caixas de vinho podem servir como floreiras ou vasos, desde que sejam bem impermeabilizados para a madeira não umedecer.

Relacionado: 10 dicas e vantagens de usar rolhas de vinho na decoração 

2.       Garrafas de vinho

cultivar pequenos jardins

A garrafa de vinho necessita de uma técnica para que a abertura seja perfeita e não corte sua mão na hora de manusear o seu pequeno jardim.

Relacionado: Reaproveitamento de vidro vira design e negócio lucrativo 

3.       Vidros

cultivar pequenos jardins

Os vidros são bastante utilizados para terrários, que são jardins cultivados em um espaço fechado e que reproduz as características do ambiente onde habitam seres vivos. Por sua transparência, vê-se as raízes, as pedras, os musgos.

4.       Vasos Suspensos

cultivar pequenos jardins

Eles são charmosos e perfeitos para aquele canto que não cabe uma prateleira, ou um quadro. Além de belos, os vasos suspensos são especialmente úteis para o cultivo de certas espécies com folhagem alongada, como a samambaia, o aspargo, a columeia, e algumas suculentas como dedo de moça e lambari.

5.       Xícaras

cultivar pequenos jardins

Sabe aquele jogo de xícaras lindo que você aprecia, mas com o passar do tempo foram quebrando e, agora é a hora de aproveitar essas peças que sobraram, para fazer um lindo jardim na xícara.

6.       Gavetas

cultivar pequenos jardins

As gavetas seguem os mesmos cuidados das caixas de vinho. Nesta parte mostramos uma inspiração, que pode também ser feita com a caixa de vinho: utiliza-la como nicho, e colocar um vasinho a seu gosto.

7.       Latas

cultivar pequenos jardins

Elas são coloridas, ou podem ser encapadas, para combinar com seu ambiente. O ideal é que seja de alumínio, pois não enferrujam. As latas muito antigas, são charmosas, mas geralmente são de ferro, e o ideal é passar uma tinta antiferrugem.

8.       Botas

cultivar pequenos jardins

Um lugar escurinho e úmido, para cultivar as raízes, e as plantas saírem na parte de cima. As botas podem servir como vasos temporários com plantinhas como a mosquitinho e a chuva de prata ou gipsófila.

9.       Sapateiras

cultivar pequenos jardins

A ideia é transformar uma sapateira simples, em um jardim vertical, que pode ser colocado na área de serviço, na cozinha, ou mesmo em área externa, como na varanda. Para reutilizar uma sapateira, ela tem que estar em bom estado, para que a terra não escape. Caso contrário, se necessário, fazer umas emendas, e deixar o recipiente mais artesanal.

10.   Diversos

cultivar pequenos jardins

Das nove ideias citadas acima, a décima vai além desse número, pois a criatividade não tem limite. Nossas inspirações nesta imagem são: conchas antigas; rolhas de vinho com um criativo mini jardim; potinho de barro colorido; e se você tem vasinhos de plásticos, para não descarta-los, “encape-os” com crochê. Esta arte dá um charme grandioso e você pode abusar das cores.

Ideias para cultivar pequenos jardins reutilizando objetos são muitas, mas optem por plantinhas que durem e tenha pouca manutenção, para que elas não morram rápido. Confira algumas espécies que separamos, para serem cultivadas dentro de casa:

As suculentas e mini cactos, são os mais recomendados para cultivar pequenos jardins. Estas especies não exigem grandes espaços, não toleram muito sol, e por suas folhas serem grossas armazenam água, sendo necessários aguar apenas uma vez por semana.

Outras pequenas espécies acostumadas a viver dentro de casa são: a jiboia, a samambaia, o antúrio, a violeta, a jade, entre outras.

 

Obs: As montagens foram feitas com imagens de nosso Pinterest, onde estão algumas referências encontradas. 

Comments

Pequeno Manual do Projeto Sustentável

Livro – Pequeno Manual do Projeto Sustentável

O livro Pequeno Manual do Projeto Sustentável pretende orientar a elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo ...
Urbanismo Sustentável: Desenho Urbano

Livro – Urbanismo Sustentável: Desenho Urbano com a Natureza

  O livro Urbanismo Sustentável: Desenho Urbano com a Natureza faz uma vigorosa defesa sobre o assunto, ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...