Casas de palha: vantagens e desvantagens

Rio de Janeiro 05/12/2016 | 15:01 - Por: Redação Sustentarqui

Casas de palha: vantagens e desvantagens

casas de palha fardos

Fotos: StrawBale.com

As casas de palha ficaram populares no século XIX, quando colonos de Nebraska, nos Estados Unido, não obtinham madeira para construírem suas residências e utilizaram os fardos de palha nas suas construções. Atualmente o método construtivo tem chamado a atenção por sua eficiência e por se tratar de um material reaproveitado e renovável.

De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, que a cada ano 200 milhões de toneladas de palha são desaproveitadas no país. E muitas acabam sendo queimadas, provocando poluição no ar.

Apesar de contribuírem apenas para uma parte da construção, utilizar fardos de palha pode significar a diminuição dos desperdícios e de alguns custos, sobretudo no que tange à eficiência energética. Com o acabamento de reboco, a palha obtém um elevado valor-R (mede a resistência do isolamento térmico da parede).

As paredes de fardos de palha podem servir como um excelente isolante térmico que mantém o calor dentro ou fora da casa, além de serem um ótimo isolamento acústico. As casas de palha também podem diminuir em até 75% os custos anuais de uma casa com aquecimento e refrigeração.

Ao contrário do que se pensa, as casas de fardo de palha são três vezes mais resistentes ao fogo do que as casas convencionais devido aos blocos de palha serem extremamente compactos, e em um bloco compacto, não há oxigênio e, por conseguinte, o risco de combustão é diminuído. É necessário, contudo, mergulhar os fardos em uma mistura de terra e água, escorrendo-os e esperando secar, ou mesmo rebocar a parede. Dessa maneira, eles atuam ainda mais na proteção contra o fogo.

O Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá realizou testes com paredes de fardo de palha revestidas com reboco, e o resultado apontou que elas suportam temperaturas de até 1.010 ºC durante duas horas.}

Os fardos de palha usados para a construção são feitos geralmente com trigo, cevada, centeio ou aveia. Eles devem estar bem secos e compactados e, sempre protegidos da chuva e umidade.

casas de palha
Foto: StrawBale.com

Vantagens das casas de palha:

– Eficiência energética: possuem um ótimo isolamento térmico;

– Excelente isolamento acústico;

– Economia. Na construção por se tratar de um material barato e principalmente no uso, pois promove economia de energia para climatização;

– São mais ecológicas:a palha é um material natural e biodegradável;

– Qualidade do ar interno: A palha é um material que transpira e, por consequência, o ar interno da casa fica sempre renovado. É importante usar uma pintura que permita respiração, como tinta a base de Cal e argamassa de Cal.

– Construção rápida e limpa: O sistema modular dos fardos de palha é fácil de montar o que viabiliza a construção em curto prazo e gera muito menos resíduos, quando comparado aos sistemas construtivos tradicionais.

 

Desvantagem e cuidados das casas de palha:

Proteção contra a umidade: É importante proteger a palha da água durante o processo de construção até a conclusão da obra e construir a casa sobre uma base elevada de forma que proteja os fluxos e umidade do solo.

– Perda de área útil: Devido à grande espessura das paredes, existe uma diminuição da área útil, quando comparado a outros métodos construtivos.

Legislação: É preciso pesquisar se a legislação local tem normas para este método construtivo.

– Dificuldade de obter financiamento e seguro: A maioria dos bancos e seguradoras preferem não se arriscar a financiar ou segurar métodos construtivos não convencionais.

 

casas de palha

Casa de palha sendo construída pela empresa Ecococon. Foto: Divulgação Ecococon.

É preciso levar em consideração, antes de construir casas de palha, a implantação no terreno; determinar adequadamente as aberturas como portas e janelas; levar em conta o local onde bate o sol, onde o vento sopra; se há água por perto, por onde ocorre o escoamento da água da chuva; se é perto de árvores que podem conter o vento ou o sol forte.

 

Casa S-house – excelente exemplo de casa de fardos de palha:

O projecto da S-House foi lançado e desenvolvido em um dos subprogramas de ” Construção do amanhã” pelo Centro de Tecnologia  da Universidade Tecnológica de Viena (GrAT, Grupo Angepasste Technologie) e financiado pela Associação Europeia do Meio Ambiente e Vida.

Após uma cuidadosa fase de planejamento, a S-House foi instalada no início de 2005 e está exposição permanente para exibição pública.

O desafio do projeto consiste em combinar o alto padrão energético dos princípios da casa solar passiva com o uso de recursos renováveis; como os fardos de palha, ​​e desta forma, aproveitar as vantagens de ambos.

Saiba mais: Livro – Da Casa Passiva a Norma Passivhaus 

casas de palha S House passivehouse

Detalhe da parede da S House – Imagem: © GrAT

casas de palha S House passivehouse

Foto: © GrAT – http://www.s-house.at/

Veja aqui um tutorial completo sobre como construir casas de palha e, quem sabe, coloque em prática a ideia!

A sustentabilidade do processo depende de diversos fatores, clima adequado, quantidade de palha disponível na região, entre ouros. Como em qualquer método construtivo, é necessário sempre contar com a ajuda de um especialista.

, , , ,

Comments

Sustentabilidade no Design de Interiores

Livro – Sustentabilidade no Design de Interiores

O livro Sustentabilidade no design de interiores, a autora destaca a preocupação com alguns dos problemas ...
brise

A importância do brise na arquitetura bioclimática

O brise é um dos elementos que contribuem para obter uma arquitetura mais sustentável. O seu uso adequado reduz o ...
Princípios da Arquitetura Sustentável

Princípios da Arquitetura Sustentável

Os princípios da arquitetura sustentável se confundem com os princípios da boa arquitetura; analisar o entorno, as ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...