Certificação LEED no Brasil

20/06/2016 por Redação SustentArqui

A sigla LEED® ganhou muito espaço no mercado da construção civil no Brasil nos últimos anos. LEED -Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental) – esta certificação americana para empreendimentos e bairros sustentáveis teve, segundo o GBC Brasil em notícia divulgada dia 25.04.2016 (veja a matéria aqui), no primeiro trimestre de 2016 seu melhor desempenho desde 2012, mesmo com a crise econômica que vivemos.

Veja exemplos de edificações com certificação LEED no Brasil.

A organização sem fins lucrativos USGBC (United States Green Building Council, criada em 1992 por Rick Fedrizzi, David Gottfried e Mike Italiano) lançou em 1994 a primeira versão da certificação LEED, e no ano de 2000 a versão internacional.



Os primeiros projetos certificados LEED no Brasil foram em 2007, e desde então, um grande crescimento na busca por construções sustentáveis. Atualmente (Junho de 2016) existem registrados 1.109 empreendimentos em busca da certificação.

edifícios com certificação LEED no Brasil
Edifício Jacarandá – SP: certificação LEED Platinum

Mas o que é a certificação LEED?

A Certificação avalia diversos fatores do projeto, o que chamamos de Categorias. São elas:
• Localização e Transporte (Location and Transportation – LT);
• Terrenos Sustentáveis (Sustainable Sites – SS);
• Eficiência da Água (Water Efficiency – WE);
• Energia e Atmosfera (Energy and Atmosphere – EA);
• Materiais e Recursos (Materials and Resources – MR);
• Qualidade do Ambiente Interno (Indoor Environmental Quality – EQ);
• Inovação em Design (Innovation in Design – IN);
• Prioridades Regionais (Regional Priorities – RP).

Cada categoria citada acima possui Pré-requisitos (itens que são obrigatórios para o projeto atender) e Créditos (itens que dão pontuação ao projeto). Existem 4 níveis de pontuação para obter a certificação:
• 40 a 49 pontos – LEED Certified;
• 50 a 59 pontos – LEED Silver (Prata);
• 60 a 79 pontos LEED Gold (Ouro);
• 80 a 110 pontos – LEED Platinum (Platino).

Quais usos posso certificar com o LEED?

Escolas, shoppings, indústrias, residências, lojas, bancos, interiores, estádios (os Estádios da Copa do mundo de 2014 são bons exemplos de LEED no Brasil, como o Beira-Rio em Porto Alegre, Arena Amazônia, Maracanã – RJ, Castelão – CE, Arena Dunas – RN).

Atualmente, muitos prédios comerciais buscam a certificação LEED no Brasil , afim de associarem suas marcas com o meio-ambiente, atingir economia nas contas de água, luz, etc… Melhorar a produtividade dos funcionários e contribuir para um planeta melhor.

Green Buildings contribuem não só para o meio-ambiente e bem-estar humano, mas também para o desenvolvimento do país, visto que a construção civil é o setor que mais movimenta a economia.

O mercado da construção sustentável é uma grande oportunidade para quem busca inovação profissional e novos caminhos no setor. Uma porta de entrada para trabalhar na área é tornar-se um profissional acreditado LEED GA (Green Associate) e posteriormente LEED AP (Accredited Professional).

Veja aqui mais informações sobre o curso de LEED online.

INSCREVA-SE AQUI PARA O CURSO PREPARATÓRIO PARA LEED GA

Matéria enviada pela arquiteta Denise Hamze, LEED AP O+M

Relacionado – Infográfico: Tudo que você queria saber sobre o LEED (em inglês)



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *