Certificação Living Building Challenge - SustentArqui

Rio de Janeiro 08/06/2015 | 12:42 - Por: Redação Sustentarqui

Certificação Living Building Challenge

living building challenge

O que é o Living Building Challenge?

Living Building Challenge é um sistema de certificação ambiental de edifícios desenvolvido em 2006, pelo Cascadia Green Building Council, que é uma divisão do U.S. Green Building Council e do Canada Green Building Council. Este sistema, propõe medidas avançadas e ambiciosas que permitirão que um edifício possa assim ter um impacto positivo no meio onde ele está ou estará inserido.

Em 2009, o Cascadia Green Building Council fundou o International Living Future Institute para desenvolver e fomentar vários outros programas com o objetivo de catalisar uma transformação global em busca da verdadeira sustentabilidade, ou seja, quebrar o paradigma de que devemos causar o menor mal possível para criar atividades regenerativas que possuam impacto positivo no meio ambiente.

A seguir, é possível ver um gráfico que representa a relação entre as legislações, normas, guias, sistemas de certificação ambiental mais utilizados e o Living Building Challenge:

certificação living building challenge

 

O Living Building Challenge (LBC) desafia os incorporadores, projetistas e construtores a pensar cada ato, desde de a fase de concepção à fase de construção, como uma oportunidade para impactar positivamente a vida da comunidade e do meio ambiente onde este edifício está ou será inserido.

O sistema de certificação não possui uma lista de requisitos prescritivos, no lugar possui 20 indicadores de desempenho ambiental que devem ser comprovados durante o primeiro ano de operação do edifício.

Este já é um grande diferencial entre o LBC e a maioria dos sistemas de certificação de edifícios, pois estes últimos são tipicamente baseados em estudos, cálculos e simulações. Entretanto o desempenho efetivo dos edifícios certificados pelos sistemas de certificação mais utilizados não é verificado ao final da construção. Existem estudos que mostram uma grande diferença entre o desempenho ambiental expectável para os edifícios certificados LEED durante a fase de projeto/construção e o que realmente é verificado durante a operação.

O sistema LBC é dividido em 7 áreas temáticas, designadas de pétalas (Petals): Place, Water, Energy, Health & Happiness, Materials, Equity and Beauty. Estas pétalas por sua vez são subdivididas em um total de 20 indicadores de desempenho.

 

certificação living building challenge pétalas

 

Existem duas regras básicas na aplicação do LBC:
i. Todos os indicadores são obrigatórios. No entanto, sabendo que o LBC demanda as mais avançadas e ambiciosas medidas ambientais existentes no mercado, o próprio sistema prevê exceções temporárias para absorver limitações temporárias de mercado;
ii. LBC é baseado em dados reais e não em estimativas, modelos ou simulações. Consequentemente, o edifício deve estar operacional por, pelo menos, 12 meses consecutivos para ser avaliado e certificado.

 

O Living Building Challenge permite três níveis de certificação:

Living Certification: este nível de certificação é atribuído aos edifícios que demonstram conformidade com os 20 indicadores obrigatórios;

Petal Certification: este nível de certificação é atribuído aos edifícios que demonstram conformidade com, pelo menos, 3 pétalas, dentre as quais devem estar incluídas pelo menos uma das seguintes: Water, Energy ou Materials. Adicionalmente, os indicadores 01 (Limits to Growth) e 20 (Inspiration and Education) também são obrigatórios;

Net Zero Energy Certification: este nível de certificação é atribuído aos edifícios que produzem localmente 100% da energia necessária para o seu funcionamento através de fontes renováveis e que não sejam à base de combustão.
O sistema é versátil e pode ser aplicado a diversas fases e tipologias de edifícios, como por exemplo:
• Edifícios novos ou existentes;
• Residência unifamiliar;
• Edifícios residenciais multifamiliares;
• Edifícios institucionais;
• Edifícios comerciais;
• Hospitais e laboratórios.

Living Building Challenge no Brasil:

Atualmente existem 20 projetos certificados e outros 203 buscando certificação em 9 países. O Brasil possui 1 projeto em Santa Catarina (confidencial) buscando uma certificação no nível Petal Certification.

living building challenge no Brasil

 

No Brasil existe um comitê estudando a aplicação do LBC no mercado nacional. Este comitê é liderado pelo escritório Kahn do Brasil e inclui empresas e instituições como a ETRIA, EPEA Brasil, CTE, GBC Brasil e Piratininga Arquitetura.

 

Texto enviado por Jeann Vieira, consultor de sustentabilidade e diretor na  ETRIA Sustentabilidade Integrada na Construção

 

 

Relacionado: Conheça o edifício de escritórios mais sustentável do mundo certificado pelo Living Building Challenge

, ,

Comments

quarto mais sustentável

Como ter um quarto mais sustentável e saudável

O dormitório é provavelmente o ambiente que passamos mais horas na nossa casa. É onde devemos renovar as nossas ...
Cartilha Produção de Tijolos de Solo-Cimento

Cartilha ensina como produzir tijolos de Solo-Cimento

A publicação da Cartilha Produção de Tijolos de Solo-Cimento é fruto de um projeto de extensão da universidade, e ...
instalações elétricas mais sustentáveis

Como tornar as instalações elétricas mais sustentáveis: algumas dicas

Muitas pessoas pensam que a única forma de deixar as instalações elétricas mais sustentáveis é realizar a aplicação ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...