Livro - Qualidade Ambiental na Habitação - SustentArqui

Rio de Janeiro 22/09/2017 | 17:08 - Por: Redação Sustentarqui

Livro – Qualidade Ambiental na Habitação

Qualidade Ambiental na Habitação

O livro Qualidade Ambiental na Habitação a Avaliação Pós-Ocupação (APO) desfruta do papel principal na validação da qualidade do projeto. Reunindo contribuições de alguns dos principais pesquisadores brasileiros e expoentes internacionais na área, a obra é estruturada em três partes consecutivas, de forma didática.

A primeira parte, os primeiros oito capítulos, formula os conceitos e avanços metodológicos na área, cujo rebatimento em aplicações práticas em empreendimentos habitacionais constitui a segunda parte, capítulos 9 a 13. A experiência internacional amplia o contexto da obra nos últimos três capítulos que a completam como terceira parte.

Qualidade ambiental na habitação

O livro oferece a projetistas, construtores, pesquisadores e estudantes as vertentes contemporâneas da APO no cenário nacional e internacional, valorizando o foco no usuário final da habitação e revelando preocupação constante com a qualidade do projeto e da construção. Os inúmeros exemplos provêm dos setores público e privado nos mais diversos contextos urbanos e regionais.

Qualidade ambiental na habitação

Sobre as autoras do livro Qualidade Ambiental na Habitação:

Simone Barbosa Villa

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda; mestre em Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia do Ambiente Construído pela EESC da Universidade de São Paulo; doutora pela FAU/USP, na subárea Tecnologia da Arquitetura, é professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG) na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (FAUeD); é coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG); é coordenadora do [MORA]: Pesquisa em Habitação; é parecerista ad hoc das revistas Ambiente Construído e Horizonte Científico; tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: Habitação Unifamiliar e Plurifamiliar (Apartamentos), Avaliação Pós-Ocupação dos Edifícios, Habitação de Interesse Social (HIS) e estudos de viabilidade de projetos para o mercado imobiliário habitacional.

Sheila Walbe Ornstein

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; foi vice-diretora da FAU/USP; é diretora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo; é pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); é especialista em APO e gestão na qualidade de projetos; é autora e coautora de diversos artigos, capítulos de livros e livros, no país e no exterior, sobre esses temas.

Fonte: Oficina de Textos

Comments

quarto mais sustentável

Como ter um quarto mais sustentável e saudável

O dormitório é provavelmente o ambiente que passamos mais horas na nossa casa. É onde devemos renovar as nossas ...
Cartilha Produção de Tijolos de Solo-Cimento

Cartilha ensina como produzir tijolos de Solo-Cimento

A publicação da Cartilha Produção de Tijolos de Solo-Cimento é fruto de um projeto de extensão da universidade, e ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...