Instituto Pindorama apresenta livro sobre permacultura

25/04/2016 por Sthéfany Alves

Pensando em um mundo onde as pessoas devem estar atentas à composição e origem de tudo que as cerca no intuito de contribuir para um meio ambiente mais sustentável, Nilson Dias, fundador do Instituto Pindorama, escreveu um livro sobre permacultura, o “Permacultura para Organizações e Casas Ecológicas”.

O objetivo do autor é fazer com que as pessoas aprendam didaticamente sobre como projetar e reformar imóveis sustentáveis, implementando soluções para desperdício de água, energia, lixo em suas próprias casas.

O termo permacultura, criado pelo professor australiano Bill Mollison na década de 1970, faz referência a um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos, em equilíbrio com a natureza.

Nesse contexto, Nilson Dias quis criar um livro sobre permacultura que fosse simples e eficaz, capaz de atingir desde arquitetos até pessoas comuns, funcionando como um guia prático para a economia de recursos e realização de projetos sustentáveis.

O livro sobre permacultura está em um estágio de pré-venda, e o lançamento oficial só ocorrerá se o Instituto Pindorama conseguir arrecadar o valor necessário através de um sistema de crowfunding. Os valores são de R$ 60 até R$ 2000, e a retribuição varia de acordo com o valor. O dinheiro arrecadado com a pré-venda será utilizado, sobretudo, no pagamento de impostos, na impressão e distribuição da primeira tiragem dos livros, além do envio das retribuições pelos valores pagos.

Nilson Dias iniciou sua jornada pela sustentabilidade desde criança, mostrando preocupação com a reutilização de objetos, ao invés do descarte. Em 2009, fundou o Instituto Pindorama em uma propriedade rural, e, a partir daí, passou a dedicar-se à pesquisa e prática da permacultura. O livro sobre permacultura é resultado de muito estudo sobre o assunto, voltado para construções e organizações  – de qualquer tamanho – comprometidas com o meio ambiente.

Para entender mais sobre o livro sobre permacultura e contribuir com a campanha de crowfunding, acesse aqui.

Veja o vídeo da campanha:

 

E para ver, na prática, como funciona uma casa pautada na permacultura, veja só esta residência em Goiânia que adotou uma série de medidas sustentáveis.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *