Saiba quais são os Selos para Construção Sustentável - SustentArqui

Rio de Janeiro 20/03/2014 | 22:55 - Por: Redação Sustentarqui

Saiba quais são os Selos para Construção Sustentável

Selos para Construção Sustentável - Aqua, Breeam, CASA AZUL, DGNB, LEED, PROCEL EDIFICA e QUALIVERDE

Com a escassez e o uso excessivo dos recursos naturais o mundo se viu obrigado a repensar seus modelos e tentar novos padrões de consumo. Desde o encontro mundial realizado no início da década de 1980 e que gerou o documento lançado em 1987, o conhecido Relatório Brundtland, novas metas de sustentabilidade foram traçadas.

No setor da Construção Civil com seu histórico de grande gerador de resíduos e emissor de gases de efeito estufa, organizações Públicas e Privadas criaram normas para reduzir os impactos gerados pela mesma.

Conheça algumas das principais certificações e selos para construção sustentável e suas especificidades:

AQUA – Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento

Selos para Construção Sustentável - Aqua

Organização Desenvolvedora: Fundação Vanzolini e desenvolvido pelos professores da Escola Politécnica da USP. Criação: 2007

Origem: Brasil (adaptado da metodologia francesa HQE – Haute Qualité Environnementale do órgão Certivéa com referencial técnico brasileiro)

Veiculação da Norma: Referenciais técnicos impressos ou digitais gratuitos no site da Fundação Vanzolini .

Tipos de Certificação: Edifícios Habitacionais; Escritórios e Edifícios Escolares; Renovação; Hospedagem, Lazer, Bem Estar, Eventos e Cultura; Bairros e Loteamentos.

Critérios avaliados: São 14 critérios divididos em 4 categorias que avaliam a gestão ambiental das obras e as especificidades técnicas e arquitetônicas: Eco-construção: relação do edifício com o seu entorno, escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos e canteiro de obras com baixo impacto ambiental; Eco-gestão: gestão da energia, da água, dos resíduos de uso e operação do edifício e manutenção e permanência do desempenho ambiental; Conforto: conforto higrotérmico, acústico, visual e olfativo; Saúde: qualidade sanitária dos ambientes, do ar e da água. São realizados três auditorias ao longo do projeto e da obra.

Benefícios: Qualidade de vida do usuário; Economia de água e energia; Disposição de resíduos e manutenção;Contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.

 

BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method

Selos para Construção Sustentável - Breeam

Organização Desenvolvedora: Building Research Establishment Criação: 1990

Origem: Reino Unido

Veiculação da Norma: Material resumido gratuito no site da organização (exige cadastro)

Tipos de Certificação: Edifícios Públicos, Comerciais e Residenciais em Geral – Construção ou Reforma; Loteamentos e Bairros

Critérios avaliados: Gestão da construção; Consumo de Energia; Consumo de Água; Contaminação; Materiais; Saúde e Bem-estar; Transporte; Gestão de Resíduos; Uso do terreno e ecologia e Inovação.

Benefícios: Benefícios fiscais (Reino Unido), redução de impactos urbanos das edificações, melhor qualidade de vida do usuário, redução geral do impacto ambiental na vida útil, menores custos de manutenção e infraestrutura.

Casa Azul

Selos para Construção Sustentável - Casa azul

 

Organização Desenvolvedora: Caixa Econômica Federal Criação: 2008

Origem: Brasil

Veiculação da Norma: Guia em PDF.

Tipos de Certificação: Edifícios Habitacionais. A classificação do selo é dividida em 3 níveis: ouro, prata e bronze.

Critérios avaliados: Qualidade Urbana, Projeto e Conforto, Eficiência Energética, Conservação de Recursos Materiais, Gestão da Água, Práticas Sociais.

Benefícios: Redução do impacto ambiental e na vizinhança ao longo da construção, fortes ações sociais durante a após construção, redução de impactos urbanos das edificações, melhor qualidade de vida do usuário, redução geral do impacto ambiental na vida útil, menores custos de manutenção e infraestrutura

 

DGNB – Deutsche Gesellschaft für Nachhaltiges Bauen

Selos para Construção Sustentável - DGNB

Organização Desenvolvedora: German Sustainable Building System Criação: 2007

Origem: Alemanha

Veiculação da Norma: Material disponibilizado pela organização via consultores/auditores DGNB

Tipos de Certificação: Edifícios Públicos, Comerciais e Residenciais em Geral – Construção ou Reforma; Loteamentos e Bairros. A classificação do selo é dividida em ouro, prata e bronze.

Critérios avaliados: Qualidade Ecológica, Qualidade económica, Qualidade sócio-cultural , Qualidade técnica e funcional, Qualidade do Processo e Qualidade da Localização.

Benefícios: Benefícios fiscais (Alemanha), redução do impacto ambiental e na vizinhança ao longo da construção, redução de impactos urbanos das edificações, melhor qualidade de vida do usuário, redução geral do impacto ambiental na vida útil, menores custos de manutenção e infraestrutura e análises técnicas específicas como diferencial ( parâmetros econômicos, sociais, segurança da infra-estrutura e de processo de concepção do empreendimento).

 

LEED – Leadership in Energy and Environmental Design 

Selos para Construção Sustentável - LEED Organização DesenvolvedoraGreen Building Council Criação: 1993

Origem: Estados Unidos

Veiculação da Norma: Versões completas impressas ou digitais comprados no site do órgão. Existem versões gratuitas com o resumo das normas de referência.

Tipos de Certificação: New Construction and Major Renovations (LEED NC, para novas construções ou grandes projetos de renovação), Existing Buildings Operations and Maintenance (LEED EB_OM, para projetos de manutenção de edifícios já existentes), Commercial Interiores (LEED CI, para projetos de interior ou edifícios comerciais), Core and Shell Development ( LEED CS, para projetos na envoltória e parte central do edifício), Retail (LEED Retail NC e CI, para lojas de varejo), Schools (  LEED Schools, para escolas), Homes (casas), Neighborhood Development ( LEED ND, para projetos de desenvolvimento de bairro), Healthcare (LEED Healthcare, para unidades de saúde). Em janeiro de 2013, o LEED ganhou uma nova versão, a v4, projetada para reduzir ainda mais as emissões de CO2 das edificações. O LEED pontua edifícios, de 40 a 110 pontos e assim um projeto pode ser considerado Certified, Silver, Gold ou Platinum.

Critérios avaliados: Espaço Sustentável, Eficiência do uso da água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade ambiental interna, Inovação e Processos, Créditos de Prioridade Regional.

Benefícios: Valorização do produto na venda/locação, redução de impactos urbanos das edificações, melhor qualidade de vida do usuário, redução geral do impacto ambiental na vida útil, menores custos de manutenção e infraestrutura.

 

Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações ( Procel Edifica)

Selos para Construção Sustentável - Procel Edifica

Organização Desenvolvedora: Ministério de Minas e Energia e das Cidades e de Universidades e Centros de Pesquisa Criação: 2003

Origem: Brasil

Veiculação da Norma: Guias Procel Edifica

Critérios avaliados: A etiqueta é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício. Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Dessa forma, a etiqueta pode ser concedida de forma parcial, desde que sempre contemple a avaliação da envoltória.  Nos edifícios residenciais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água, além dos sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas etc,

Tipos de Certificação: Para edifícios comerciais de serviços e públicos e residenciais.

Benefícios: O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, promove o uso eficiente da energia elétrica, combatendo o desperdício e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Ele pode ser considerado mais como uma “etiquetagem” ou identificação do que um certificado, considerando que ele apenas classifica o desempenho de uma edificação. O objetivo é incentivar a elaboração de projetos que aproveitem ao máximo a capacidade de iluminação e ventilação natural das construções.

Veja a diferença entre a Etiqueta Procel Edifica e o Selo Procel Edificações

 

Qualiverde 

Selos para Construção Sustentável - Qualiverde

Organização Desenvolvedora: Prefeitura do Rio de Janeiro / Conselho Municipal de Política Urbana – COMPUR Criação: 2012

Origem: Brasil

Veiculação da Norma: Guia em PDF

Tipos de Certificação: Edifícios Comerciais e Residenciais em Geral – Construção ou Reforma

Critérios avaliados: Gestão da Água, Eficiência Energética, Desempenho Térmico e Projeto

Benefícios: Benefícios fiscais: Desconto do ISS na obra, Isenção / desconto de IPTU durante a obra, Isenção / desconto no ITBI, Desconto de IPTU no prédio. Benefícios edilícios: Isenção da área de varandas abertas e jardineiras no cômputo da ATE, Aumento de ocupação do Pavimento de Uso Comum e dependências, Cobertura do estacionamento localizado no pavimento térreo, desde que seja do tipo telhado verde e associada ao sistema de coleta, retenção ou reuso de águas pluviais. Redução do impacto ambiental e na vizinhança ao longo da construção, redução de impactos urbanos das edificações, melhor qualidade de vida do usuário, redução geral do impacto ambiental na vida útil, menores custos de manutenção e infraestrutura.

Saiba mais sobre Selos e Certificações.

Fontes: Muda Projeto , Blog PET CIVIL UFJF , Blog OR e as Organizações Desenvolvedoras de cada selo.

     

, , , , , ,

Comments

uso da taipa de pilão na austrália

Uso da taipa de pilão na Austrália e as diferenças para o método tradicional

O uso e o desenvolvimento atuais da taipa de pilão na Austrália, mais precisamente, em experiências vivenciadas e ...
Livro - Arquitetura Ecológica

Livro – Arquitetura Ecológica

O livro – Arquitetura Ecológica, trata da sensível degradação do meio natural que obriga profissionais da ...
A Casa Ecológica

Livro – A Casa Ecológica

  No livro A Casa Ecológica apresenta uma perspectiva histórica das construções no Brasil, desde as ocas até ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...