Tinta ecológica: conheça e aplique

Rio de Janeiro 05/05/2016 | 19:39 - Por: Sthéfany Alves

Tinta ecológica: conheça e aplique

tinta ecológica como fazer

Imagens: Reproduções

Está pensando em pintar a sua casa? Por que não utilizar uma tinta ecológica e, além de colorir ambientes, contribuir para o meio ambiente?

O que é uma tinta ecológica?

A tinta ecológica, ao contrário da maioria das tintas disponíveis no mercado, não contém materiais tóxicos ou derivados de petróleo e são formuladas com matérias-primas naturais.

Uma pintura com tintas convencionais pode trazer sérios problemas para pessoas alérgicas ou crianças, devido aos COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) que estão presentes nessas tintas. Os COVs, além de serem danosos à saúde, são fontes de poluição atmosférica e influem diretamente na qualidade do ar onde são aplicados.

Existem três tipos de tintas ecológicas: as minerais, vegetais e com insumos animais.  Quanto aos pigmentos possíveis de se usar – não tóxicos e sem metais pesados – estão os derivados de plantas e vegetais, óxido de ferro, insetos e minerais ( encontrados em lojas de artesanato na forma de pó). Já os ligantes podem ser feitos com amido, óleo de linhaça ou caseína. A argila pode ser utilizada como enchimento já que, uma vez emparelhada com farinha, reforça a capacidade de ligação do amido, além de ser um material de fácil acesso e, é claro, ecológico. As alternativas naturais aos solventes convencionais são os diluentes cítricos e a terebintina natural

Mas, atenção! Para que seja verdadeiramente ecológica é necessário avaliar outros fatores além da matéria prima, é preciso analisar o produto desde a preparação até a distribuição, levando em consideração a embalagem e os gastos com energia e água para a produção. – Veja como escolher um material sustentável.

Vantagens das tintas ecológicas:

– As tintas ecológicas, além de não poluírem a atmosfera, não destroem a camada de ozônio e não agridem o meio ambiente;

– Não oferecem risco à saúde de quem aplica a tinta e de quem habita o ambiente que recebe a pintura;

Permitem que a parede “respire” e controle a umidade do ambiente, contribuindo para que não sejam gerados fungos e mofo.

tinta ecológica

Foto: Reprodução / Flickr United Soybean Board

Um boa opção para se obter uma tinta ecológica é fabricá-la, e há inúmeros jeitos e combinações possíveis que geram resultados de alta qualidade, de baixo odor e ecologicamente corretos.

Como fazer uma tinta ecológica:

Existem dezenas de receitas para se fazer tinta ecológica, uma das mais práticas, veiculada pelo site Jardim do Mundo, leva os seguintes ingredientes:

-uma lata vazia de tinta de 3,6 litros,

– 06 a 08 kg de terra argilosa,

– dez litros de água,

-01 kg de cola branca e pigmentos diversos ( urucum, areia, açafrão…).

É preciso misturar a água e a terra e, posteriormente, peneirar. Depois, é preciso acrescentar a cola, misturar novamente e adicionar os pigmentos escolhidos para dar a cor. A textura da tinta pode ficar mais fina se peneirar novamente.

Outra opção é utilizar a cal, um dos materiais mais antigos para pintura que não contém insumos tóxicos. Quando misturada à água, a cal obtém um branco perfeito. É indicada para locais fechados e não devem ser aplicada em superfícies lisas.

O importante é testar a criatividade até chegar ao resultado desejado. É válido ressaltar que a tinta ecológica deve ser utilizada logo após a sua mistura, devido aos ingredientes alimentares na sua composição.

 

E já que estamos falando de tinta ecológica, que tal utilizar outros materiais do tipo na sua construção? Conheça as vantagens dos tijolos ecológicos aqui.

, , ,

Comments

Edificações sustentáveis e eficiência energética

Edificações sustentáveis e eficiência energética – Publicação FGV

A publicação Edificações sustentáveis e Eficiência Energética é um produto da parceria entre a Federação Brasileira ...
ILHAS DE CALOR GRAFICO

Ilhas de Calor: O que são e quais estratégias para diminuir seus efeitos

O efeito das ilhas de calor urbanas são altamente prejudiciais ao meio ambiente e a nossa saúde. O que são Ilhas de ...

Livro: Manual de Arquitetura Bioclimática Tropical

O Livro Manual de Arquitetura Bioclimática Tropical, mostra a importância de se considerar o clima do local onde ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...