O que era desperdício pode virar fonte de energia limpa!

07/05/2014 por Juliana Rangel

O que era desperdício pode virar fonte de energia limpa! Por exemplo, a descarga de vaso sanitário pode gerar energia graças a um modo de extraí-la do movimento da água.

A ideia é de Youn Sang Kim e colegas da Universidade Nacional de Seul e do Instituto de Tecnologia Eletrônica da Coreia, os pesquisadores adaptaram um transformador que converte a energia mecânica do movimento da água em energia elétrica. Veja como funciona no vídeo abaixo:

Os pesquisadores demonstraram que o movimento a partir de uma gota de 30 micro-litros de água com o sistema, foi capaz de gerar energia suficiente para abastecer uma lampada LED.

Quando materiais dielétricos são introduzidos na água, uma dupla camada elétrica se forma em seu torno de seu exterior. As variações entre a água e a camada induzem cargas elétricas em um eletrodo.

“Esperamos que nosso trabalho possa ser aplicado no cotidiano”, disse o pesquisador. Esta é uma possibilidade realista, uma vez que os eletrodos, feitos de polímeros, são flexíveis e transparentes, e poderiam cobrir janelas, telhados e mesmo vasos sanitários para a geração de energia.

Vasorenewableenergyflushtoilet

“Os pesquisadores se aproveitaram da eletrificação de contato entre um polímero e gotas de água em movimento para criar um coletor de energia simples”, ressalta Andreas Manzel, que desenvolve nanodispositivos de semicondutividade na Universidad de Freiburg, na Alemanha. “Existe muita água em movimento em nosso ambiente, onde estes tipos de geradores podem encontrar aplicações.”

A ideia é boa, mas o desperdício de água ainda deve ser combatido!

Font: EcoD



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *