Google 100% energia renovável em 2017

07/12/2016 por Redação SustentArqui

Google anunciou no seu blog que atingirá seu objetivo de ter 100% da energia utilizada em seus data centers e escritórios oriunda de fontes renováveis em 2017.

A empresa comprometeu-se em 2015 a ser 100% renovável até o ano que vem e está a ponto de cumprir sua meta. No comunicado informaram que já são o maior comprador corporativo de energia renovável no mundo, apesar de ainda utilizarem combustíveis fósseis, compraram energia eólica e solar suficiente para compensar toda a eletricidade que usam globalmente. Somente seus 13 data centers consomem sozinhos em torno de 5,7TWh de eletricidade.

Relacionado: Veja o projeto da nova sede sustentável do Google.

O anúncio do Google chega em um momento de incerteza no setor de energia limpa, principalmente nos Estados Unidos, depois da escolha de Donald Trump como presidente, que está ameaçando não cumprir o Acordo de Paris. Mas a empresa declarou que não tem planos de mudar sua abordagem em relação as energias renováveis.

Segundo Neha Palmer, chefe de estratégia de energia do Google, apesar dos incentivos fiscais fazerem a diferença, e ainda são importantes, os custos das energias limpas estão caindo cada vez mais, o que continua sendo um bom investimento.

Google 100% energia renovável

 

Bom para os negócios, bom para o planeta.

Nos últimos seis anos, o custo da energia eólica e solar nos EUA caiu 60% e 80%, respectivamente, provando que as energias renováveis ​​estão se tornando cada vez mais uma opção mais barata.

Além da economia as empresas investem em tecnologia renovável visando a sustentabilidade corporativa. À medida que a economia digital se expande, as empresas digitais estão construindo mais datas centers que consumem uma quantidade absurda de energia em todo o mundo. As empresas estão agora enfrentando pressão crescente de seus clientes e grupos ambientais para diminuir a emissão de CO2 e investir em energia renováveis.

Outras gigantes de tecnologia, como Amazon, Microsoft, Facebook e Apple, já se comprometeram a utilizar o máximo possível de energia renovável, mas o Google deve ser a primeira a conseguir ser 100% energia limpa.

 

 



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *