Munique: 100% energia renovável

27/04/2015 por Redação SustentArqui

Munique será a primeira grande cidade a ser abastecida 100% por energias renováveis.

A distribuidora da eletricidade da cidade alemã de Munique deve suprir em breve todas as residências dos 1,4 milhão de habitantes com energia renovável, um fato inédito para grandes cidades.

Segundo informou a empresa municipal, Stadtwerke München (SWM), este marco deve ser atingido em maio, fato inédito no mundo para metrópoles com 1 milhão de habitantes ou mais.

A empresa agora trabalha para suprir o sistema metroviário, de bondes e o sistema de e-mobilidade – que inclui a rede de pontos de recarga para veículos elétricos – com energias renováveis.

Munique 100% energia renovável
Juergen Sack – Vetta -Getty Images

Até 2025, a empresa espera fornecer energia limpa também para todos os clientes industriais, que inclui a BMW.

O atingimento do marco foi possível porque a SWM compra energia de fontes distantes como da usinas termo-solar espanhola Andasol 3 de 50MW e do parque eólico marítimo britânico Gwynt y Môr de 576MW localizado no Mar da Irlanda.

Relacionado: Energia solar na Alemanha quebra 3 recordes em 2 semanas

A empresa municipal ainda opera três usinas a gás de ciclo combinado, mas que devem ser desativadas até 2040.

O marco será celebrado em um evento no dia 8 de maio com a presença do prefeito de Munique, Dieter Reiter, e ministra do meio ambiente, Barbara Hendricks.

A prefeitura de Munique é uma das líderes em energias renováveis na Alemanha e uma das poucas ainda a controlar a disvribuíção de eletrticidade. A Vattenfall, empresa privada que fornece energia para Berlim, por exemplo, está muito atrás da empresa de Munique.

 

Fonte: Recharge Brasil News  – Por Bernd Radowitz em Berlim

 

Munique ganhou em 2013 o City Climate Leadarship  Award, na categoria Energia Verde; pelo projeto : Munich: 100% Green Power  – Munique: 100% energia renovável



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *