Primeiro sistema solar integrado a gerar eletricidade e calor

29/07/2014 por Juliana Rangel

Foi instalado em Sydney, na Austrália, o primeiro sistema solar integrado do mundo a gerar eletricidade e calor.

O sistema instalado numa casa no subúrbio de Sydney, pode ser um divisor de águas para a indústria da energia solar. Além de painéis fotovoltaicos, um sistema de duto térmico inovador aquece e resfria o ar para complementar a climatização das casas. A matriz do último piso combina painéis com um sistema de dutos de energia solar térmica que aquece e resfria o ar. A camada superior produz eletricidade a partir do sol, enquanto o calor fica preso entre as camadas e distribuído para a casa

sistema solar integrado do mundo

 

O fabricante de aço australiano Bluescope, produziu o sistema térmico integrado ao PV com o apoio do governo por meio de uma doação da Agência de Energia Renovável Australiana (ARENA).

“Hoje nós estamos testemunhando uma inovadora solução tecnológica que sai do laboratório para um protótipo de um telhado residencial australiano pela primeira vez”, disse o CEO da ARENA Ivor Frischknecht. “Essas primeiras instalações são um passo importante para que a tecnologia se mova no rumo da comercialização e competitividade com os custos dos painéis solares convencionais.”

O sistema solar integrado poderia, eventualmente, reduzir os custos de instalação e energia, melhorar a eficiência energética do edifício e reduzir a pressão da demanda nos horários de pico da rede elétrica. Apesar do sucesso do projeto, a comercialização do produto ainda deve demorar.

 

Fonte: Inhabitat

Fotos: Renew Economy



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *