Tesla investe em 24 horas de energia limpa em ilha do Havaí

17/03/2017 por Cristiane Nunes

A americana Tesla, inovadora em seus lançamentos, atualmente foca em acelerar a transição do mundo para energia renovável. Investindo num futuro mais sustentável, a empresa do Vale do Silício faz um grande investimento para ter 24 horas de energia limpa, numa ilha no Havaí, instalando uma mega usina solar e baterias de armazenamento.

24 horas de energia limpa

As Ilhas em geral são alguns dos lugares mais convenientes para instalar painéis solares, pois nas ilhas do oceano Pacífico, como a de Kauai no Havaí, não existem gasodutos ou linha ferroviárias para transportar carvão, e a geração de eletricidade tradicionalmente é feita através da expedição de muitos barris de combustível fóssil.

A Tesla, empresa do visionário Elon Musk (que mudou o nome de Tesla Motors no ano passado, devido a projetos focados em energia limpa), criadora de telhas solares, já havia concluído a instalação de um projeto solar para abastecer a ilha de Ta’u, na Samoa Americana. Agora, foi a vez da paradisíaca Kauai, quarta maior das ilhas do Havaí, a ganhar o seu projeto solar.

24 horas de energia limpa

Grande parte da geração de energia renovável é intermitente: picos de geração de energia eólica e solar são frequentemente em torno de tempos de baixa demanda. Assim, a Tesla oferece a Powerpack 2, (bateria que duplica a capacidade de energia da versão Powerpack, saltando de 100 kWh para 200 kWh) que pode armazenar eletricidade durante o dia em que a produção é abundante e descarregá-la na maior demanda, depois que o sol se põe.

Tesla e a meta de ter 24 horas de energia limpa na ilha de Kauai

No início deste mês, a Tesla, revelou seu primeiro grande projeto desde a aquisição do SolarCity, no ano passado.

Com um investimento de US $ 2,6 bilhões, que alimentará a ilha havaiana com mais de 58 mil habitantes, gerando 13 megawatts (MW), com 54,978 painéis e 272 Powerpacks 2, para armazenamento de energia.

Kauai Island Utility Cooperative (KIUC), companhia elétrica local, assinou um contrato de 20 anos com a Tesla para comprar a energia solar por 13,9 centavos por quilowatt-hora (kWh).

Tesla e KIUC estimam que com o novo projeto, irá reduzir o uso de combustíveis fósseis em 1,6 milhões de galões por ano. Uma excelente troca de uma fonte poluidora, por ter 24 horas de energia limpa e mais barata.

24 horas de energia limpa

Musk, acredita que seu novo negócio a longo prazo, será tão grande quanto ao de carros elétricos. Ele completa que o negócio de energia limpa, terá uma taxa de crescimento maior do que a de negócios automobilístico.

A instalação da Tesla, faz parte de um projeto de lei que consiste em tornar o Havaí abastecido apenas por energia renovável, até 2045. Já a ilha de Kauai tem a sua própria meta em atingir 70% de geração limpa até 2030.

Fonte: The Verge 

Fotos: Tesla/ Reprodução

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *