Designer carioca utiliza materiais reciclados como base para sua arte.

04/02/2014 por Redação SustentArqui

Bruno Jahara é um jovem designer carioca que já expôs em Milão, Paris, Tóquio, Amsterdam, Miami, Marselha e Nova York. Cidadão do mundo, tem uma visão ampla das tendências internacionais, mas a raiz brasileira está sempre presente nos seus trabalhos.

 Assim como a sustentabilidade, Bruno utiliza materiais reciclados como base para sua arte.

materiais reciclados
Foto: linha Neorustica, feita com tiras de madeiras descartadas e com acabamentos não tóxicos. Cada peça tem o nome de uma conhecida favela do Rio de Janeiro

Utilizando materiais reciclados, designer quer mostrar a importância da sustentabilidade

Destaca-se pela constante busca de conceitos sustentáveis no desenvolvimento de seus produtos. Reaproveita materiais e valoriza processos pouco impactantes ao meio ambiente e trabalhos artesanais.

Sempre pesquisando novos materiais para trabalhar, acredita que os materiais biodegradáveis são o novo caminho para o design.

Sua primeira coleção no Brasil em 2010, depois de passar anos na Europa, a Batucada – inspirada em instrumentos de percussão, foi desenhada com o objetivo de chamar a atenção para a questão da reciclagem, já que o Brasil é um dos países que mais recicla alumínio no mundo, e também com o intuito social de valorizar o trabalho dos catadores.

São vasos e luminárias feitas de alumínio reciclado, que tiveram um processo de acabamento também sustentável, pintadas por meio de uma técnica de coloração que dispensa substâncias tóxicas.

brunno-jahara-batucada - materiais reciclado
Foto: Linha Batucada

Outra linha eco-friendly, chamada Multiplásticas Doméstica, são peças feitas a partir de embalagens de produtos de limpeza e garrafas de bebida de plástico, como uma solução alternativa para a reutilização do material.

Também com a intenção de despertar nas pessoas a importância da sustentabilidade, já que há uma enorme quantidade de plásticos que acabam no mar, contaminando e colocando em risco a vida selvagem dos oceanos.

Os materiais são recolhidos pela Associação Nacional de Reciclagem (Coopamare), em São Paulo.

multiplasticas- materiais reciclados
Foto: Linha Multiplásticas Domésticas

Fotos: Divulgação

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *