Designers sustentáveis brasileiros. Confira: - SustentArqui

Rio de Janeiro 18/04/2017 | 17:34 - Por: Juliana Rangel

10 designers sustentáveis brasileiros

Conheça alguns designers sustentáveis brasileiros contemporâneos que tem a preocupação ambiental como base do seu trabalho.

10 designers sustentáveis no Brasil:

1- HUGO FRANÇA

O gaúcho buscou seu refúgio junto da natureza na Bahia. Foi lá que que despertou a sua consciência sobre os desperdícios da extração e uso da madeira e começou a desenvolver seu trabalho, produzindo peças de design a partir de resíduos florestais.

Hoje o designer se divide entre as suas oficinas de Trancoso (BA) e Louveira (SP), onde são produzidas as suas peças. Sempre pautado na preocupação com o desperdício da madeira, sobretudo das espécies descartadas pela movelaria tradicional, acreditando na possibilidade de reaproveitamento total deste material tão nobre.

DESIGNERS BRASILEIROS SUSTENTÁVEIS - Hugo Franca

Fotos: Divulgação Hugo Franca

2- TATI GUIMARÃES

Desde criança ela gostava de dar uma nova utilidade a objetos descartados, por isso estudou Design de Produto na PUC-RJ e depois seguiu para a Espanha para se especializar e trabalhar.

Sua filosofia é buscar soluções inovadoras em cada criação, com respeito ao meio ambiente, seguindo os princípios do ecodesign: reduzir, reutilizar e reciclar.

projetos de Ecodesign

Foto: Divulgação Ciclus

Uma de suas peças, o porta prato feito de rolhas Bakus, foi escolhida pelo MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, e está sendo distribuída com exclusividade pela loja do museu.

 

3 – CARLOS MOTTA 

É uma estrela de primeira grandeza do design nacional, várias vezes premiado. A honestidade está presente na qualidade de elaboração do móvel, feito para durar muito, usando principalmente madeiras maciças como amendoim, mogno, cedro e cabriúva.

Arquiteto de formação, Carlos Motta preserva as características de ateliê de seu trabalho, pronto para projetar qualquer coisa que o cliente queira em madeira. Mas há vários criou produtos em linha, como mesas, camas, aparadores, escrivaninhas, armários, objetos e principalmente cadeiras, sua paixão declarada – já desenhou cerca de 25 modelos diferentes. Imune à pretensão do vanguardismo, Motta faz móveis belos de ver e confortáveis de usar, e permanece evoluindo dentro de um caminho próprio.

Na foto, Cadeira Rio, utilizou Eucalipto certificado FSC com óleo de laranja orgânico

Design Brasileiro sustentável

Cadeira Rio – Foto: Divulgação Carlos Motta

 

4 – DOMINGOS TÓTORA

O mineiro Domingos Tótora é um dos designers sustentáveis brasileiros mais aclamados. Nascido e criado em Maria da Fé, cidade situada na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais, cursou Artes Plásticas na FAAP e ECA-USP em São Paulo. De volta à sua terra após os estudos, elege o papel reciclado como matéria prima para o seu trabalho, que transita entre a arte e o design.

Suas peças de extrema beleza incluem bancos, mesas, vasos, fruteiras, centros de mesa e peças de mobiliário que se reportam às cores da natureza, como cascas de árvore, pedras e terra. Na textura seus objetos trazem os efeitos de luz e sombra do sol com a mesma intensidade que a luz solar percorre os vales.

Os pilotos são desenvolvidos num processo simultâneo onde concepção e execução andam juntas e se complementam em todos os níveis, da matéria prima aos aspectos econômicos e sociais.

O processo é 100% manual e tem a certificação do Instituto de Qualidade Sustentável.

Design Brasileiro Sustentável

Mesa Água – Foto: Divulgação Domingos Tótora

 

5 – RODRIGO ALMEIDA

O ecodesigner natural do interior de São Paulo é especialista em criar móveis com apelo global e criatividade brasileira.

O trabalho de Rodrigo tem materiais em contextos incomuns ao mobiliário; brincadeiras com texturas, que até poderiam ser consideradas irregularidades, mas que ganham novos significados para se tornarem informação de design. E o resultado são peças únicas e totalmente não óbvias.

Inspirado na cultura africana no Brasil, o designer Rodrigo Almeida escolheu as cores das cordas, feitas de garrafas pet recicladas, entrelaçadas na cadeira África, na foto abaixo. A base é do mesmo material.

Design Brasileiro sustentável

Cadeira África – Foto: Divulgação Rodrigo Almeida

6 – BRUNO JAHARA 

Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, mas estética e tecnicamente treinado na Europa, Brunno criou sua consultoria em design, o Jahara Studio, em São Paulo, com foco na criação e na produção de objetos e móveis.

No lugar certo e na hora certa, moldado por suas experiências na Europa, Brunno começou sua própria atividade em São Paulo, abordando temas como sustentabilidade e reciclagem de material industrial, e ao mesmo tempo transitando por outras areas criativas como o design gráfico, instalações, design de interiores e jóias. Global, mas sempre localmente inspirado, o trabalho de Jahara representa a sua formação diversa na Europa e no Brasil, trazendo uma nova leitura das diferentes culturas e sociedades em que viveu.

Design Brasileiro Sustentável

Linha Batucada – Foto: Divulgação Brunho Jahara

 

Linha Batucada (foto) – São vasos e luminárias feitas de alumínio reciclado, que tiveram um processo de acabamento também sustentável, pintadas por meio de uma técnica de coloração que dispensa substâncias tóxicas.

 

7 – SÉRGIO MATOS

Natural de Paranatinga, Nordeste do Brasil, o designer Sérgio J. Matos mora há mais de dez anos em Campina Grande (PB), cidade que adotou desde o início do curso de Desenho Industrial.

Pelo fato de ter nascido em uma região próxima à reserva indígena do Xingu, cercado pela sua cultura e pela grande diversidade da floresta, Sérgio aprendeu a conhecer e a trabalhar materiais naturais.

designers sustentáveis Brasileiro

Puff Carambola – Foto: Divulgação Sergio Matos

Seu trabalho tem uma relação muito estreita com a cultura brasileira, peculiaridade fácil de identificar nas cores e nos materiais utilizados na produção de seus produtos. Os conceitos das suas peças vêm das lembranças de sua infância no interior do Brasil; dos móveis, dos objetos e dos detalhes da linguagem vernacular que passaram diante de seus olhos.

 

8- MARCELO ROSENBAUM

Marcelo Rosenbaum nasceu em Santo André em 1968. Com mais de 20 anos de atuação como designer, está à frente da Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação que gera valores a partir de ideias originais, inserindo a identidade cultural brasileira em tudo o que faz.

Seu trabalho alia a preocupação ambiental com o fator humano. Desde 2014 o A Gente Transforma faz parte da rede Yunus Social Business. O projeto tem um plano de atuação para 5 regiões do Brasil para ser implementado através do Instituto A Gente Transforma e da Rosenbaum®.

designers sustentáveis - marcelo rosenbaum

Cadeira Conexão feita de carcaças de CPU’s descartados- Coleção Rosenbaum e o fetiche para a Oppa (Foto Divulgação)

 

9 – PEDRO PETRY

Pedro Petry nasceu em Joinville, mas atualmente está baseado no interior paulista, em Itu. Há mais de 30 anos no mercado, é referência em sustentabilidade na produção de móveis e objetos, e conhecido por ser um dos precursores na reutilização de madeira.

Em seu trabalho utiliza madeiras descartadas, resíduos e espécies alternativas, para diminuir o consumo das mais utilizada, com o objetivo de reduzir o desequilíbrio ecológico e a extinção de espécies.

Tem como parceira desde 2008 a empresa Orsa Florestal, produtora de madeira tropical certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council).

 

designers sustentáveis - pedro petry

Fotos: Divulgação

 

10- ETEL CARMONA

Etel é designer autodidata e começou sua trajetória profissional na década de 80, restaurando peças de época em seu sítio no interior de São Paulo. Resgatou as técnicas clássicas da marcenaria tradicional para assim deixar à vista a beleza dos encaixes, dos malhetes.

Em 1988 fundou a ETEL, e desde 1999 está envolvida em projetos sustentáveis com madeira de manejo florestal na região amazônica e também com a capacitação profissional dos povos da floresta. Em 2001 sua empresa foi uma das primeiras moveleiras do Brasil a conquistar a certificação do FSC.

Em 2002 fundou a AVER Amazônia. Instalada na cidade de Xapuri, no Acre, onde confecciona peças em madeira e outros produtos da floresta com o selo verde do FSC. A partir do seu envolvimento com a região, se deu a primeira floresta comunitária certificada do Brasil.

designers brasileiros sustentáveis - etel carmona

Aparador Cacos: um quebra-cabeça formado a partir de pequenos pedaços de reaproveitamento de madeiras. (Foto: Divulgação)

 

Essa foi apenas uma pequena seleção de alguns designers sustentáveis brasileiros, mas existem muitos outros profissionais fazendo trabalhos bem interessantes. Conhece algum? Deixe seu comentário.

 

, , , ,

Comments

Supermercado orgânico

Supermercado orgânico em São Paulo tem decoração com materiais reaproveitados

Um supermercado orgânico foi inaugurado na cidade São Paulo, há pouco mais de um mês. Além de vendas de alimentos ...
fazer sua decoracao de natal sustentavel

Por que fazer sua decoração de Natal é mais sustentável?

Aqui já demos várias dicas para você fazer sua decoração de Natal sustentável; enfeites e árvores natalinas com ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...