Reaproveitamento de vidro vira design e negócio lucrativo
Visando a reciclagem e o reaproveitamento de vidro, material que pode levar até um milhão de anos para se decompor, um arquiteto do Mato Grosso do Sul, fez da reutilização do material, um verdadeiro negócio.
Por ser dono de bar, via diariamente o desperdício e o prejuízo financeiro diante de copos quebrados, tentando solucionar o problema, ele fundou a Casa do Vidro, local onde qualquer pessoa pode chegar com uma peça de vidro – quebrada ou inutilizada – e pedir que seja transformada em um objeto útil ou de decoração. Com isso, ao invés de ir para lixões, o vidro se transforma em luminárias, copos criativos e outros itens.
O negócio de reaproveitamento de vidro deu tão certo que atraiu várias empresas parceiras e já tem dois anos e meio no mercado, processando atualmente 80% do vidro descartado por residências e estabelecimentos de Bonito, cidade turística muito visitada no Mato Grosso do Sul.
Por ano, são 20 toneladas processadas na fábrica, e as peças criadas através da reutilização de vidro são comercializadas até internacionalmente e também via e-commerce. A Casa do Vidro teve um investimento inicial de 180 mil reais com três máquinas de processamento. A ideia é patenteada e é a fábrica é a única do continente a ter esse tipo de negócio em larga escala. Os objetos são peças únicas, personalizadas a gosto do cliente que pedem o modelo ao chegarem à fábrica com os seus vidros que seriam descartados.
A Casa do Vidro tem alguns parceiros em Bonito como o restaurante Casa do João, que manda quinzenalmente 100 quilos de vidro para a produção de copos que se tornaram a marca do restaurante. Atualmente, a fábrica tem nove funcionários e quinze prestadores de serviço e, segundo os donos, a expectativa é de que a produção dobre em 2016.
Quem visita o local, se encanta com as peças expostas, são arandelas, queijeiras, jarras, luminárias, relógios, enfim, o que não faltam são inspirações.
CONFIRA O LUSTRE COM REAPROVEITAMENTO DE VIDRO NO NOSSO CATÁLOGO
P.s: já que estamos falando de reaproveitamento, veja o projeto que transforma mangueiras descartadas em mobiliário.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários