Reino Unido planeja proibir a venda de carros a combustão a partir de 2040

27/07/2017 por Redação SustentArqui

Nesta quarta-feira (26), o departamento responsável pelos assuntos ambientais no Reino Unido confirmou que planeja banir a venda de carros a combustão, a partir de 2040, como parte de uma mudança para combater a poluição do ar. 

O governo estima que a má qualidade do ar representa o maior risco para a saúde pública no Reino Unido, custando à economia uma perda de produtividade de 2,7 bilhões de libras esterlinas (cerca de R$ 11 bilhões). Para combater a epidemia de saúde, o governo quer acelerar a transição para veículos menos poluentes.

A medida segue um relatório preliminar da qualidade do ar publicado pelo DEFRA em maio deste ano. O Secretário do Meio Ambiente, Michael Gove, publicará o plano completo de qualidade do ar após meses de consultas e batalhas legais.

A proibição não inclui os carros híbridos, que combinam motores a combustão e elétricos, e nem a circulação dos automóveis de passeio e veículos comerciais leves, por enquanto. O prazo é o mesmo anunciado recentemente na França para o fim dos carros a combustão.

As medidas para melhorar a qualidade do ar serão, portanto, financiadas através de mudanças no tratamento de impostos para novos veículos a diesel, ou através de uma nova priorização dentro dos orçamentos departamentais existentes.

Relacionado: Estrada que recarrega carros elétricos está em teste na Inglaterra 

Além disso, as novas leis propostas punirão severamente os fabricantes que estão tentando enganar os testes de emissões, podendo enfrentar cobranças criminais e civis, com multas de até £ 50,000 para cada dispositivo instalado.

As autoridades locais criaram um grande plano de investimento para melhorar a qualidade do ar. O pacote inclui um fundo destinado a táxis de baixa emissão, outro para a adoção de de “ônibus verdes”, esquemas de incentivos ao ciclismo e caminhadas, e até subsídios para a compra de veículos limpos.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *