Carros elétricos com preço de ‘popular’ serão vendidos em breve no Brasil

07/06/2017 por Redação SustentArqui

Dois modelos urbanos de carros elétricos com preço de ‘popular’ serão vendidos em breve no Brasil, por uma empresa paranaense.

A tendência dos carros elétricos estão ocupando espaços nas ruas das cidades mais importantes do mundo, mas no Brasil a tecnologia elétrica automotiva ainda engatinha. No mercado, apenas BMW i3 é movido com 100% de energia limpa. Os demais modelos disponíveis combinam eletricidade e motor a combustão, chamados assim de híbridos.

Relacionado: Estudo indica que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de GEE no país.

Mas o mercado brasileiros deve se aquecer com a chegada de dois modelos urbanos de carros elétricos com preço de ‘popular’ , o e.coTech2 e o e.coTech4 (dependendo da quantidade de portas), que serão comercializados a partir de julho pela empresa paranaense Hitech Electric.

Carros elétricos com preço de popular no Brasil 3

Os veículos feitos na China têm como porta de entrada no Brasil a empresa localizada em Pinhais, na Grande Curitiba, que começa a vender os veículos por valores bastantes chamativos para um automóvel elétrico: R$ 44.890 (e.coTech2) e R$ 49.890 (e.coTech4).

Há ainda dois modelos de caminhão leve elétrico, o e.coCargo (R$ 56.990) e o e.coTruck (R$ 59.990). Os modelos são desenvolvidos pelo grupo Aoxin New Energy, uma estatal que é a principal fornecedora de caminhões da China.

As novidades estarão no showroom de revendedores em algumas cidades do Brasil, como Curitiba, Cascavel e São Paulo, a partir da primeira semana de julho de 2017. Por enquanto, as vendas ocorrem apenas para B2B (empresas).

Carros elétricos com preço de popular no Brasil

Pelas fotos fica claro que a intenção do empresa não é competir com i3. O visual não é um convite ao consumidor para entrar neste universo sem emissão de gases poluentes.

Por isso, o empresário aposta que a demanda virá de quem já entende os benefícios e a economia de um veículo elétrico no uso urbano e, principalmente, em locais fechados, como condomínios, instalações industriais, clubes, hotéis, prefeituras e parques.

“É um design exótico, que foge do perfil tradicional, mas que tem tido uma aceitação muito grande dos clientes. Além disso, é possível personalizar os veículos em diferentes cores e plotagens”, ressalta o empresário da empresa.

Carros elétricos com preço de popular no Brasil

 

Um aplicativo monitora o veículo de forma remota, repassando informações sobre problemas e nível de bateria; a instalação de um controlador de velocidade que identifica radares e desacelera o carro automaticamente; e um dispositivo de recarga da bateria que pode ser instalado em prédios e condomínios.

 

Economia dos carros elétricos com preço de ‘popular’:

Além do preço convidativo, próximo a um popular, ao contrário dos carros convencionais, o modelo elétrico não usa uma gota de combustível: ele pode ser carregado em qualquer tomada 110 v ou 220 v, como se fosse um celular.

O custo de manutenção chega a ser 10% do valor cobrado por um motor a combustão. Não tem troca de óleo e nem de filtros e velas e há uma redução de 50% nos desgastes de suspensão e freio.

Além disso, em muitas cidades do Brasil os carros elétricos têm desconto significativos no IPVA.

Veja: Lei que incentiva uso de carros elétricos foi assinada em São Paulo 

A economia média anual em combustível pode chegar a R$ 10mil e o retorno do investimento ocorre em 36 meses, garante Contin, que é engenheiro mecânico e chefe de equipe da Hitech Racing de Fórmula 3 desde 2009.

 

Desempenho ainda desanima: A autonomia do veículo é de 100 km, e o veículo alcança no máximo 60 km/h.

Mas a empresa afirma que há um segundo modelo previsto para o mercado. Trata-se do e-GO, um veículo elétrico voltado para desempenho: produzido com fibra de carbono, atingirá até 140 km/h, com autonomia de 350 km. Seu lançamento está marcado para dezembro.

Carros elétricos com preço de popular no Brasil

 

Para os modelos de carros elétricos com preço de popular que começaram a se comercializados em julho, haverá dois tipos de bateria; a de íon-litio que é recarregada em postos específicos e fica cheia em apenas 30 minutos, e a bateria de chumbo-ácido que leva até 8 horas para dar a carga máxima, mas pode ser feita em qualquer rede elétrica em voltagem 110 v ou 220 v.

 

 

Fonte: Gazeta do Povo e Vix

Fotos e imagens: Divulgação

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