Casa de terra premiada na Espanha reduziu em 50% as emissões de CO2 da construção

26/04/2017 por Redação SustentArqui

Essa casa de terra premiada na Espanha é um belo exemplo de que a arquitetura moderna pode receber os inúmeros benefícios estéticos, ecológicos e financeiros da construção ecológica.

O projeto foi recentemente premiado com o Terra Award 2016 , o prêmio internacional da arquitetura contemporânea de terra, na categoria de habitação individual. 

Apresentado como uma “a casa contemporânea vernacular do século XXI”, o projeto incorpora uma grande variedade de estratégias de economia de energia e de recursos.

casa de terra  na espanha
casa de terra premiada na espanha

A pedra, a terra e a palha usadas na construção compreendem 80 por cento do peso da casa, e todos os materiais de construção, incluindo a madeira, a lã de ovelha e a cal hidráulica, foram adquiridas dentro de um raio de 150 quilômetros.


Utilizar materiais regionais, além de apoiar os fornecedores locais, reduz drasticamente a distância que os mesmos têm de percorrer e, assim, a quantidade de emissões de gases de efeito estufa enviadas para a atmosfera.

A arquiteta responsável pelo projeto da casa de terra premiada, Àngels Castellernau, relatou que a análise do ciclo de vida desta construção em particular, mostrou uma redução de 50 por cento nas emissões.

A casa possui também uma sistema de coleta e reutilização da água da chuva e uma caldeira de biomassa, projetados para aproveitar ao máximo os recursos naturais disponíveis.

As janelas estrategicamente colocadas, maximizam a quantidade de luz e ventilação natural que atinge o interior, reduzindo ainda mais o uso de energia.

casa de terra premiada interior
casa de terra premiada interior

Os revestimentos interiores são feitos com rebocos de argila local e pisos de madeira de pinus. 

Toda marcenaria e as proteções solares da fachada também são feitas com esse tipo de madeira de reflorestamento.

casa de terra premiada na espanha
casa de terra premiada na espanha detalhe

Em sua busca para pesquisar a arquitetura tradicional local durante a última década, a arquiteta proprietária do Edra Arquitectura km0, refinou velhas técnicas e desenvolveu novas, muitas das quais ela testou nesta construção, que é sua própria residência.

A casa de terra premiada está inspirada nas construções antigas da região, no que diz respeito a orientação, morfologia e materiais locais.

casa de terra na espanha


Fotos: Xavier d’Arquer – Doblestudio

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *