Casa do Lago – projeto foi finalista em premiação de arquitetura sustentável

03/04/2017 por Redação SustentArqui

Casa do Lago – Projeto de residência com estrutura pré-fabricada e desmontável é finalista do 4o Prêmio Saint Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável.

Segundo os autores do projeto do Studio de arquitetura e design aj6, “A percepção que a sustentabilidade está fora do alcance não é mais possível. As pessoas estão se dando conta de algumas coisas, primeiro, de que os recursos da terra são finitos e de que algumas coisas vão acabar com esse crescimento populacional e principalmente de que este último vai ter fim com o grande aumento de consumo de energia.
O design verde deve ter um propósito maior. Devemos pensar de forma holística e não apenas no custo do empreendimento, mas no de manter as pessoas seguras, confortáveis, felizes e que esse tipo de construção influencie e comprometam com o local e a cidade onde vivem. São essas equações que contam pontos para a sustentabilidade.”

 

casa do lago projeto premiado arquitetura sustentável

A residência situar-se-á em um condomínio, no município de Embu-Guaçu, na Zona Sudoeste
da Região Metropolitana de São Paulo. O município tem como principal característica a total inserção em Área de Proteção de Mananciais e é parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A Casa do Lago foi desenvolvida com vários conceitos de arquitetura sustentável para se obter uma construção limpa, rápida e desmontável, utilizando materiais recicláveis. Será certificado a neutralização de carbono de toda a sua produção, logística e montagem.

A casa do lago é uma grande caixa de estrutura metálica, revestida por uma pele de vidros deslizantes, com um atrium verde, proporcionando um microclima com uma temperatura mais linear do que externamente.

casa do lago projeto premiado arquitetura sustentável

 

As áreas íntimas estão em duas caixas do sistema steel frame e drywall, posicionadas na diagonal, proporcionando espaços inusitados para sala, copa, biblioteca e circulação interna. A casa oferece ainda uma piscina interna, no atrium, uma piscina orgânica externa; que não usa produtos químicos para a limpeza d´água; e um lago.

casa do lago projeto premiado arquitetura sustentável

 

A casa terá hortas e plantas frutíferas dentro do atrium, facilitando a colheita de temperos e frutas e um lago com variados peixes para consumo e também a seletividade do lixo e biodigestor para produção de adubo de todo o lixo orgânico.

Relacionado: Casa 88° recebe o Prêmio Saint Gobain – Modalidade residencial

O Jardim interno (atrium) oferece uma variedade de benefícios ecológicos e econômicos. Fatores como a melhoria do clima interno, sombreamento, proporciona uma temperatura mais fria em dias quentes sem uso de equipamentos, reduzindo o custo de energia de ar condicionado e naturalmente filtrando o ar.

asa do lago projeto premiado arquitetura sustentável

Estruturas construídas com jardins internos estão sendo cada vez mais usados nos principais empreendimentos comerciais e residências do mundo, pois proporcionam inúmeras qualidades e valorizam muito o empreendimento. Efeitos físicos e químicos das plantas, tais como a filtragem de poluentes do ar e também a valorização da integração da natureza no ambiente.

O projeto resulta numa casa de alta eficiência energética, através da proteção térmica e acústica nos materiais da cobertura, paredes e piso,economia de energia através da iluminação natural, proteção solar do beiral e dos vidros duplos deslizantes em todo o perímetro da casa,r, iluminação em led, ar condicionado ecológico ( a base d´água, não utilizando gás), equipamentos com selo PROCEL. Também foi contemplado o uso de placas fotovoltaicas para geração de energia e aquecedores solar de água.

casa do lago projeto premiado arquitetura sustentável

 

Para a gestão eficiente da água foi especificado equipamentos de baixo consumo, como torneiras econômicas, vasos sanitários à vácuo, o qual tem uma economia de 80% de água em comparação aos sistemas convencionais, chuveiros infinitos (showerloop), onde com apenas 10 litros d’água, toma-se um banho no tempo que quiser. Também foi previsto um poço artesiano proporcionando custo zero da água após amortização do custo de investimento do mesmo e coleta de águas pluviais para reuso.

O conceito da casa segue várias premissas sustentáveis; como proteção solar através de um beiral em todo o perímetro da casa, ventilação cruzada através das portas deslizantes com vidro duplo, cobertura retrátil térmica acústica e verde e iluminação natural.

A casa do lago apesar de ser relativamente grande, tem pouco material construtivo, e tem prazo estimado de 03 meses de construção. O canteiro de obras é limpo e não tem refugo de construção pois os materiais chegarão ao canteiro prontos para serem montados.

 

casa do lago projeto premiado arquitetura sustentável

A movimentação de terra estimada é mínima pois a casa está praticamente “pousada” no terreno existente. A única movimentação de terra será para a construção da garagem e áreas de serviço, porém o projeto prevalece um terreno quase intacto para obra.

Todo esse trabalho resultou numa casa de alta eficiência energética, auto sustentável, com 82% de reutilização de materiais e produtos na desmontagem.

 

Matéria e imagens enviadas por Alexandre Fantozzi do Studio de arquitetura e design aj6



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *