Construção em PET recebe a certificação LEED
O Ecoark é uma construção em PET que foi pensada em cima do lema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.
Utilizando tijolos feitos com garrafas pets, tem a metade do peso de um edifício convencional, com um diferencial, resistir a fenômenos da natureza como terremos e furacões incluindo o fogo.
Inaugurado em 2010 em Taipei, Taiwan o Ecoark foi projetado pelo arquiteto Arthur Huang, diretor da empresa Miniwiz – Sustainable Energy Development, o edifício ocupa uma área de 2.186 metros quadrados e foi construído com 1,5 milhão de Polli-Bricks – tijolos em forma de garrafa feitos de garrafas pets recicladas.
Possui anfiteatro, salão de exposições e espaço para museu distribuídos em 3 pavimentos, equivalentes a nove andares.
A estrutura com 28 metros de altura é completamente desmontada, como se fosse peças Lego que pode desmontar e montar em outro local.
Os Polli-Bricks foram moldados permitindo um perfeito encaixe das células chamado Brick-Cell.
A estrutura modulada em forma de colmeia é presa por uma malha metálica e uma peça de acrílico revestida de uma substância não inflamável para proteger os Polli-Bricks do fogo e das tempestades.
As garrafas foram deixadas vazias, pois Huang acredita que o ar é o melhor isolamento térmico, deixa passar a luz, reduzindo a utilização de iluminação artificial.
Esta edificação alcançou a certificação LEED Platino , além do critério de sustentabilidade na reutilização de garrafas pets, o edifício ainda utiliza água da chuva em seu sistema de resfriamento, e também conta com placas solares para abastecimento da iluminação LED nas fachadas.
A construção em PET foi patrocinada pelo The Far Eastern Group e será doado para prefeitura de Taipei.
O mais interessante é que realmente o fato de que os objetos utilizados para a fachada, são mais do que simples garrafas pets de resíduos plástico.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários