A COP21 e as construções sustentáveis

30/11/2015 por Juliana Rangel

Um grupo de políticos e líderes mundiais estarão envolvidos na “COP21” em Paris, entre os dias 30 de Novembro e 11 de Dezembro de 2015, o que deve ser uma das maiores reuniões internacionais da história.

O que é a COP21 e a CMP11?

A COP21 é a 21.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que é um tratado internacional da ONU aprovado em 1992, na Rio 92. Também conhecida como Conferência do Clima de Paris, reunirá os principais líderes mundiais com o objetivo principal de conseguir um novo acordo entre os países para a redução das emissão de gases de efeito estufa, mantendo o aquecimento global abaixo do limite de 2ºC.

A CMP11 é a 11.ª reunião das Partes do Protocolo de Kyoto, que será realizada concomitante com COP21, onde deverá ser discutido e negociado a renovação do Protocolo, numa negociação envolvendo decisões políticas e econômicas internas de cada governo , onde cada um terá que se comprometer em reduzir as emissões dos GEEs à atmosfera.

Entenda as questões principais da COP21 neste infográfico.

O que podemos esperar das negociações da COP21?

Espera-se que no final das negociações aconteça a assinatura do maior acordo climático do mundo. Deverão ser definidos os planos de cada país participante para a ação climática, nos INDCs – Contribuições Internacionais Nacionalmente Determinadas –  descrevendo como e quanto vão reduzir as suas emissões poluentes.

Também deverá ser estabelecido um pacote de financiamento dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento, que necessitam da cooperação internacional, para poderem seguir na direção de um futuro de baixo carbono.

Em que as construções sustentáveis podem ajudar na redução das mudanças climáticas?

Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), mais de 30% das emissões globais de gases de efeito estufa são relacionados aos edifícios, e essas emissões podem dobrar até 2050, se continuarmos assim. A rápida urbanização poderia acelerar ainda mais esses impactos.

O setor da construção oferece um dos caminhos mais rentáveis ​​e economicamente viável para reduzir a demanda de energia e as suas emissões associadas. Além do que, o setor é responsável por mais de 50% da riqueza mundial e é um dos maiores empregadores locais, oferecendo também um caminho para a redução da pobreza. Consequentemente os benefícios econômicos, ambientais e sociais dos edifícios sustentáveis ​​são muito significativos. 

Com foco nesses benefícios, este ano acontecerá no dia 3 de Dezembro, o primeiro dia dedicado ao setor da construção e suas contribuições para o combate às alterações climáticas em uma COP -o “Building Day” (Dia do Edifício) – que será liderado pela  UNEP, pelo WorldGBC e por outros parceiros.

Better Build Green - COP-21
Imagem: Divulgação

O World Green Building Council lançou a campanha Better Build Green‬ (Melhor Construir Verde) que incide sobre as negociações da COP21. A campanha visa mostrar ao mundo que os edifícios verdes oferecem uma das melhores maneiras de baixo custo para combater as alterações climáticas e destaca  o papel fundamental dos edifícios verdes na redução das emissões.

A campanha também também irá chamar a atenção para o“Building Day”  e apresentará o compromisso coletivo global do WorldGBC para a COP21, assim como os compromissos nacionais de cada Green Building Council membro do conselho da construção verde.

Esperamos que o resultado da conferência, apresente propostas concretas mais do que vagas promessas. Sabemos que mesmo que todos os países cumpram as suas INDCs ,ainda assim não será suficiente para limitar as alterações climáticas. Mas a reunião é de extrema relevância para trazer força ao tema e para chamar a atenção de todos governante e de todos os setores da sociedade.

Fontes: World Green Building Council, Greenpeace, EBC e Unep.



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *