Corredor verde da Avenida 23 de Maio foi inaugurado na capital paulista

11/04/2017 por Redação SustentArqui

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, deu início à instalação do corredor verde da Avenida 23 de Maio. A ação faz parte do projeto São Paulo Cidade Linda.

Neste final de semana, foi inaugurado a primeira fase do corredor verde da avenida 23 de Maio. Esta primeira etapa com 1.439 metros quadrados, possui cerca de 30 espécies de plantas e folhagens, como manjericão, coração magoado, alecrim, brilhantina, entre outras.

A irrigação começou a ser instalada no final do mês passado, e vai funcionar pela captação de água da chuva, com sistema de gotejamento.

São Paulo Cidade Linda

O Corredor verde da Avenida 23 de Maio foi anunciado pelo atual prefeito João Dória no fim de janeiro, logo após a prefeitura ter coberto os grafites, como o do artista Eduardo Kobra, na 23 de Maio. O projeto São Paulo Cidade Linda tem como principal objetivo revitalizar áreas degradadas da capital paulista.

O plano é que até final de junho sejam implantado mais de 10mil metros quadrados de área verde em toda a avenida. O custo para cobertura de toda a extensão é cerca de R$ 9,7 milhões e está sendo bancado por uma construtora pela lei de compensação ambiental.

Corredor verde da Avenida 23 de Maio

O Viaduto Tutóia foi o primeiro a ser beneficiado pela iniciativa. A ação, segue agora para os viadutos Santa Generosa e Beneficência Portuguesa. Também serão contemplados os viadutos Pedroso, São Joaquim, Tutóia e Jaceguai.

Relacionado: Veja o que a Cidade do México está fazendo para diminuir a poluição através de jardins verticais urbanos.

As estruturas dos painéis foram feitas com 163,7 toneladas de lixo reciclado e, quando concluídos, os jardins irão capturar 66,8 toneladas de CO2. Existe também a expectativa de redução de ruídos na região, o que será medido posteriormente.

Corredor verde da Avenida 23 de Maio - São Paulo Cidade Linda

A construtora que pagará pelo corredor verde, contratou o movimento90 para a execução do projeto, o mesmo que executou os jardins verticais na área do minhocão.

A questão da compensação ambiental no Corredor verde da Avenida 23 de Maio

A instalação de telhados verdes e jardins verticais foi incluída entre as possibilidades de compensação ambiental pela Prefeitura de São Paulo, em 2015. A mudança do decreto tem sido muito discutida em todo país.

A empresa que vai pagar pela instalação dos jardins verticais na 23 de maio fechou um plano de compensação ambiental para compensar o desmatamento de árvores (entre elas, espécies nativas) em um empreendimento no Morumbi.

A escassez de árvores e áreas verdes saudáveis nas cidades, foi causada devido ao aumento descontrolado das construções. As vantagens de um jardim vertical são inúmeras para uma cidade, mas não compensam os benefícios que uma árvore produz, além disso, a manutenção é muito mais cara.

As árvores têm um valor muito importante para um solo sadio, além de absorver os gases tóxicos, elas absorvem a quantidade de água da chuva, abastecem os lençóis freáticos, e previnem a erosão, entre outras coisas.

Sobre o plantio de Árvores

O prefeito destacou, durante o evento da inauguração do corredor verde, o compromisso da Prefeitura para plantar ainda neste ano 200 mil árvores por toda a cidade, utilizando espaços públicos e particulares, com a ajuda da população.

“Em cem dias nós plantamos cerca de 30 mil árvores na cidade com as nossas próprias pernas, mas até o final do ano teremos parcerias, tanto em Termos de Compensação Ambiental como a ajuda da iniciativa privada e de parceiros”, disse o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini.

 Imagens: Prefeitura de São Paulo



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *