Dia Mundial da Arquitetura: alerta para as ameaças das mudanças climáticas

03/10/2017 por Redação SustentArqui

No Dia Mundial da Arquitetura comemorado no dia 2 de outubro, UIA alerta sobre as ameaças das mudanças climáticas.

Com o tema “Climate Change Action!”, a União Internacional dos Arquitetos (UIA) convoca os arquitetos e urbanistas a mobilizar esforços para responder os desafios postos pelo Acordo de Paris sobre o clima.

Em mensagem divulgada no site institucional, da UIA afirma que a ameaça da mudança climática é real.

A entidade, que representa mais de um milhão de arquitetos de todo o mundo, aponta o rápido processo de urbanização das cidades e o desenvolvimento das construções como responsáveis pelo aumento do consumo de combustível fósseis e da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Relacionado: A COP21 e as construções sustentáveis 

Segundo estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI), cerca de 60% da população mundial vive em países onde o aquecimento global provavelmente produzirá “efeitos perniciosos”. Para a organização, os países pobres serão incapazes de fazer frente sozinhos aos efeitos econômicos do aquecimento global sem um esforço global das economias desenvolvidas, e calcula uma perda estimada de 10% de seu Produto Interno Bruto (PIB) per capita até 2100.

A UIA está comprometida no combate às mudanças climáticas. Defensora do Acordo de Paris, a entidade internacional de arquitetos participará da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 23), que ocorrerá na cidade alemã de Bonn, de 6 a 17 de novembro, e do 9º Fórum Urbano Mundial, em Kuala Lumpur, de 7 a 13 de fevereiro de 2018.

A UIA é órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído, e tem como um dos membros fundadores o Instituto de Arquitetos do Brasil. A atual gestão da entidade tem ainda como vice-presidente para as Américas o arquiteto e urbanistas e ouvidor geral do CAU/BR, Roberto Simon.

 

Fonte: CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *