Diretora de recursos hídricos da Califórnia conta como estão enfrentado a crise de água

28/09/2015 por Redação SustentArqui

Diretora de recursos hídricos da Califórnia conta como estão enfrentado a crise de água. Soluções como programas educacionais, incentivo a troca de acessórios de drenagem e controle de água dentro das casas, construção de poços artesianos e investimentos no uso de água reciclada na irrigação de larga escala; objetivam a redução de 25% do consumo de água.

A experiência no gerenciamento de recursos hídricos da cidade de São Francisco, na Califórnia, será apresentada por Paula Kehoe, diretora de Recursos Hídricos da Comissão de Utilidades Públicas de São Francisco (SFPUC), durante a Expo Arquitetura Sustentável, que acontece de 10 a 12 de novembro no Expo Center Norte.

O estado norte-americano passa atualmente pela sua quarta crise hídrica. O governador do estado decretou em 2015 restrições obrigatórios de uso de água pela primeira vez na história da Califórnia. O objetivo é reduzir em 25% o consumo de água naquela região urbana da costa oeste dos Estados Unidos.

Em entrevista, Kehoe explica que muitos californianos estão conscientes sobre como conservar as reservas de água, mas que, no SFPUC “preocupamo-nos em lidar com questões hídricas haja seca ou não. Nossos clientes estão constantemente no topo da lista de cidades do estado que usam o minimo de água necessária per capita. A cidade de São Francisco registra cerca de 41 galões de água por pessoa/dia (cerca de 155 litros). Esse número baixo é resultado de um compromisso dos moradores, resultado de programas educacionais da SFPUC, além de políticas de conservação e programas de assistência financeira de mais de duas décadas”.

diretora de recursos hídricos da california
Paula Kehoe – crédito da foto: Reed Alcantara

Ela explica que seu departamento possui programas educacionais, voltados para estudantes da 4ª a 6ª série, que aprendem sobre a ideia de “pegada hídrica” e questões ambientais. No entanto, o SFPUC também incentiva a troca de acessórios de drenagem e controle de água dentro das casas. As duas medidas em conjunto ajudaram a baixar o consumo de água em São Francisco em 20% per capita.

“Entre 1987 e 1992, a SFPUC passou por graves faltas de água em mais de 25% de todo seu sistema. A seca prolongada exigiu que adotássemos um racionamento obrigatório de água, que exigiu uma cota por consumidor, reforçada por multas severas em caso de excesso de consumo. Entre as proibições estava o uso de mangueiras para lavar calçadas e ruas, mas também adotamos medidas para ajudar os consumidores. Durante esta seca atual, pedimos que os consumidores reduzam o consumo em 10%, de maneira voluntária. Já aqueles que usam água para irrigação de jardins, pedimos que reduzissem em 25%. A recepção tem sido positiva, em julho deste ano, o consumo havia caído em 15%, em comparação a 2013”.

Outra ação atual da Comissão de Utilidades Públicas tem sido a construção de poços artesianos para bombear água subterrânea e misturá-la ao suprimento de água potável. Esses projetos tornam o armazenamento mais confiável e imediatamente disponível, caso a seca continue ou desastres interrompam o fornecimento.

Sabemos um dos melhores investimentos é aplicar essa água reciclada na irrigação de larga escala (como em parques ou pistas de golfe) e na limpeza urbana, e depois em construções e reformas, para economizar água potável. Também temos sido modelo nacional para desenvolver uso de águas alternativas como águas cinzas, negras e pluviais e drenagens de fundação para usos de água não potável. Regionalmente, estamos trabalhando com vizinhos locais para investigar oportunidades para transferência de água, reciclagem e dessalinização”.

Paula Kehoe apresenta a palestra Gestão da água mediante a crise hídrica em São Francisco no dia 10 de novembro, das 15h10 às 16h40, na sala Santana 3 do Expo Center Norte.
Conheça a programação completa em www.expoarquiteturasustentavel.com.br

Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração
Data 10 a 12 de novembro de 2015
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Horário: Exposição das 11h às 20h
Conferência das 9h às 17h

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *