Especialista da ONU abre a Expo Arquitetura Sustentável 2015

10/11/2015 por Redação SustentArqui

Especialista da ONU Arab Hoballah, abre a Expo Arquitetura Sustentável 2015 com palestra Magna sobre Ecoinovação e Construção Sustentável em Apoio a Agenda Desenvolvimento Pós – 2015, e alerta o setor da construção sobre a importância de combater as mudanças climática.

Se o cenário da sustentabilidade mundial atual já não é dos melhores, prepare-se: a previsão é de que vai piorar se o setor de construção não se transformar.

A afirmação é do diretor de Consumo Sustentável e Produção da Unep (Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas), Arab Hoballah. O especialista da ONU é um dos gabaritados convidados do primeiro dia da Expo Arquitetura Sustentável.

Atualmente, ⅓ das emissões globais de gases de efeito estufa é proveniente do setor. Estima-se que até 2040, teremos entre 2 e 3 bilhões de pessoas na África, América Latina e Ásia ingressando na classe média, consumindo e querendo moradias melhores.  “O setor de construção é fundamental para a sustentabilidade mundial. Para a conta fechar, temos que mudar a forma como construímos e fazer mais e melhor com menos”, afirma.

Segundo ele, é preciso repensar todo o ciclo da construção de um empreendimento, desde a extração do recurso natural, a construção, o uso do prédio e, por fim, o descarte dos materiais na demolição. O mesmo vale para os profissionais – designers, arquitetos e engenheiros –, que precisam se atualizar e aplicar a eficiência energética em toda a cadeia produtiva.

 

Especialista da ONU abre a Expo Arquitetura Sustentável 2015 - Amyr Klink

 

A segunda palestra de abertura foi com o famoso velejador Amyr Klink que falou sobre Planejamento, Construção e Sustentabilidade sobre a sua ótica. Como viajante presencia as intempéries da natureza e observa as brutais consequências das mudanças climáticas. Amyr concluiu sua palestra afirmando que precisamos ser mais eficientes para driblar a crise.

Durante a cerimônia de abertura da Expo Arquitetura Sustentável, o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon SP), Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, destacou a importância do evento ao reunir vários agentes do setor. “Esperamos trazer respostas melhores, mais econômicas e mais sustentáveis”. Marcos Rodrigues Penido, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), também falou sobre o comprometimento com o meio ambiente. “O governo do Estado de São Paulo terá um trabalho incansável para que a sustentabilidade seja uma grande bandeira”.

 

Especialista da ONU abre a Expo Arquitetura Sustentável 2015

 

Participaram da cerimônia de abertura Paulo Octávio de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Arab Hoballah, chefe de sustentabilidade para o Estilo de Vida, Cidades e Indústria (ONU), Maria Luiza Salomé, diretora titular adjunta do departamento da Indústria da Construção (reprensentando Paulo Skaf, presidente da FIESP e o Sebrae SP), Miriam Addor, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) e Alexandre Brown, diretor de eventos da Reed.

Na ocasião, aconteceu a entrega de 5 certificações AQUA-HQE. Também foi entregue o primeiro selo Leed For Homes do Brasil e da  America Latina para o projeto “Alphaville Dom Pedro”, na cidade de Campinas, que atingiu 81,5 pontos de práticas sustentáveis, dos 136 pontos totais, avaliados em 8 categorias. Atingindo o nível prata, com 70% de eficiência energética e mais 67% de eficiência hídrica, sendo um marco no Brasil e na América Latina. Além disso, ainda houve a premiação “expositor de destaque” conquistada pela Auge Software.

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *