Joaquim Barbosa inicia a 7ª Greenbuilding Brasil

09/08/2016 por Redação SustentArqui

A 7ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo, teve início nesta terça-feira (09), no SP Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. Com a presença do ministro emérito e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa como keynote speaker da solenidade de abertura, o evento debate a sustentabilidade como a maior oportunidade de negócios do século 21.

Joaquim Barbosa
Crédito: Fotoperfil/ Newton Santos

Joaquim Barbosa falou sobre o poder da transformação de cada um e a importância da ética e responsabilidade nos negócios, e as sessões educacionais sobre operações sustentáveis pioneiras, eficiência energética em grandes grupos, como Saint Gobain e Pão de Açúcar, cidades mais ativas e possibilidades de gerenciamento para zerar resíduos em edificações.

 

A atenção para com o meio ambiente e as formas de desenvolvimento sustentável vem sendo muito discutidas em múltiplas questões e cenários. Felipe Faria, CEO do GBC Brasil, ressaltou a força e o poder da contribuição de cada um para a evolução do movimento.

Joaquim Barbosa
Crédito: Fotoperfil/ Newton Santos

 

 “Hoje somos 800 empresas e inúmeros parceiros entre associações profissionais, academia e poder público e estamos vencendo juntos a maior barreira na promoção da sustentabilidade, que é a falta de informação. Buscamos o desenvolvimento em três pilares, o social, o ambiental e o econômico. No ano passado, durante o COP Paris, tivemos o Building Day dentro da programação oficial do evento gerando uma política global de eficiência energética em edificações para reduzir a emissão de CO2 até 2050. Mais recentemente, a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tratou do meio ambiente e sua preservação. E qual vem sendo o nosso papel? Registramos o melhor quadrimestre em pedidos de certificação desde 2012, com 81 novos projetos e um total de 1120 registrados, sendo 335 já certificados com excelentes exemplos em LEED, Referencial Casa e empreendimentos net zero energy”, disse Faria em seu discurso.

O arquiteto italiano Michele Olivieri, também palestrante da abertura da feira, mostrou a experiência da Itália em projetos sustentáveis e a utilização de novas possibilidades, bem como a criatividade, para soluções que respeitem e utilizem o meio ambiente a seu favor.

 

Joaquim Barbosa
Crédito: Fotoperfil/ Salvi Cruz

 

 

Nesta quarta-feira (10), segundo dia de evento, os destaques serão as sessões educacionais que abordarão, entre outros assuntos, estratégias de desenvolvimento urbano de baixo carbono no país, com a presença de Maurício Guerra, representante da Prefeitura de Recife para falar das ações em estudo na cidade. A tarde continua com um estudo de caso sobre condomínios horizontais e verticais e o projeto piloto de certificação desses, além das apresentações da geração distribuída de energia solar e dos pontos fundamentais para obter uma real eficiência energética em empreendimentos.

A Greenbuilding Brasil 2016 acontece até amanhã, quinta-feira (11), no SP Expo Exhibition & Convention Center.

Texto: Convergência Comunicação

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *