Logística reversa será aplicada em São Paulo

28/04/2016 por Sthéfany Alves

Um programa piloto de logística reversa de eletrodomésticos começa hoje na capital paulista e vai até 2017, fruto de uma parceria da prefeitura de São Paulo/SP , da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA ) e de algumas grandes lojas varejistas.

Pontos de coleta para eletrodomésticos pequenos – até 60 cm de largura, 50 cm de comprimento e 76 cm de altura – serão instalados na zona oeste da capital e nas redes participantes e, para os de grande porte, um serviço oferecerá retirada em domicílio.

A logística reversa, regulamentada pela Lei nº 12.305/2010, é um instrumento de desenvolvimento econômico e social pautado em ações destinadas a fomentar a coleta e a restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial, no intuito de reaproveitar, reciclar ou fornecer a esses resíduos qualquer destino que seja adequado à preservação do meio ambiente. Em suma,  a logística reversa aplica a responsabilidade com o ciclo de vida dos produtos. No programa de São Paulo, os produtos coletados irão para uma cooperativa de resíduos eletrônicos e a reciclagem priorizará o máximo aproveitamento do material.

No ato da compra de algum eletrodoméstico de grande porte, tais como fogões, geladeiras e afins, em uma das lojas participantes, os clientes recebem um cupom que poderá ser usado na retirada do item velho que será substituído, mediante pagamento de uma pequena taxa que será utilizada na logística de retirada. O serviço ainda não está em vigor, mas entrará em breve.

Na cooperativa, os produtos serão desmontados e os materiais (plástico, metal) serão separados dos componentes eletrônicos. A cooperativa prevê que até 2017 já poderão estimar o grau de reciclagem alcançado com o projeto. A prefeitura de São Paulo pretende expandir o projeto de logística reversa para outras regiões da capital até 2020. A zona oeste, mais especificamente a Lapa, foi escolhida diante de pesquisas da JICA apontarem que os moradores da região são mais ligados à questões de sustentabilidade e meio ambiente.

Já que estamos falando em reaproveitamento, veja só essa matéria sobre reciclagem de resíduos de construção!

 



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *