Maior usina solar urbana do Brasil fica em um supermercado em Goiânia

16/08/2017 por Redação SustentArqui

Maior usina solar urbana do Brasil foi inaugurada recentemente em um supermercado em Goiânia. 

Goiânia é uma das cidades com o melhor potencial para geração de energia solar no Brasil, fica numa região conhecida com “Cinturão do Sol”. Além disso, o estado lançou uma série de medidas promotoras do desenvolvimento da energia solar fotovoltaica e as demais fontes renováveis, chamado Programa Goiás Solar, com o objetivo de transformar o estado em referência nacional no assunto.

Relacionado: Equipamentos de energia solar serão isentos de ICMS em Goiás 

Uma grande rede de supermercados  aproveitou esse potencial e instalou na cobertura de sua nova loja uma planta solar com mais de 2.800 placas fotovoltaicas em uma área de aproximadamente 8 mil m², que geram uma potência máxima de 920 kWp.

maior usina solar urbana do brasil em goiania
Foto: Divulgação/Grupo GPA

A capacidade total da instalação da maior usina solar urbana do Brasil equivale a uma economia de 40% do consumo de energia elétrica da unidade, similar ao que é consumido pelo sistema de ar-condicionado e iluminação de toda a unidade.

Ao longo dos 25 anos, previstos para sua operação, a loja evitará a emissão de quase 3 mil toneladas de CO2, o equivalente a quase 18 mil árvores plantadas e uma economia de R$ 2,6 milhões.

Relacionado: Piauí terá a maior usina de energia solar da América Latina 

O Assaí já vem implementando em suas novas lojas um método construtivo que leva em consideração ganhos para o meio ambiente, visando aprimorar sua eficiência energética e a instalação da planta fotovoltaica enfatiza essa vertente da rede.

A companhia já havia inaugurado no início deste ano a sua primeira planta de geração de energia solar distribuída, em uma loja da rede em Várzea Grande, no Mato Grosso (MT), com 303 kilowatts-pico (KWp).

Esperamos que esse exemplo sirva de inspiração para muitos outros empreendimentos.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *