Estudante de arquitetura faz maquetes com lixo eletrônico

24/10/2016 por Redação SustentArqui

Estudante de arquitetura mineiro preocupado com o problema global dos resíduos, decide fazer algo inovador, e cria maquetes com lixo eletrônico.

Apesar de estudar arquitetura, Rafael dos Santos Silva também tem conhecimento na área da informatica e gosta de tecnologia. Ele acredita que todo esse avanço tecnológico veio para nos auxiliar, mas também, com isso, cresce os riscos ambientais.

O lixo eletrônico quando descartado incorretamente, traz diversos problemas a saúde e ao meio ambiente, tais como: Contaminação do lençol freático e das plantas, consequentemente dos animais e ser humano, uma verdadeira cadeia, pois estes contém diversos metais pesados, como chumbo, mercúrio, zinco, cobre, carbono e etc, que podem desenvolver diversos problemas a saúde.

Estudante de arquitetura preocupado com o problema global dos resíduos, decide fazer algo inovador,e cria maquetes com lixo eletrônico.

maquetes com lixo eletrônico

 

Pensando nisso, Rafael decidiu então reciclar e reutilizar o lixo eletrônico de uma forma artística. A ideia teve inicio no começo de fevereiro deste ano, quando, sentado na frente do computador, observou algumas peças estragadas que estavam em cima da mesa, e viu nessas peças alguns prédios. Começou então o trabalho de reciclagem que durou 4 meses, feito isso iniciou o processo de desmontagem dos computadores e criação dos prédios (também 4 meses) totalizando 8 meses.

 

O projeto das maquetes com lixo eletrônico:

São maquetes com lixo eletrônico dos mais variados tamanhos. Aliando arquitetura e arte, criou maquetes de cidades reutilizando somente peças de computador. A escolha do material foi para manter um padrão e coerência ao seu trabalho. Hoje são 13 maquetes finalizadas e 2 em fase final.

Estudante de arquitetura preocupado com o problema global dos resíduos, decide fazer algo inovador,e cria maquetes com lixo eletrônico.

 

maquetes com lixo eletrônicoAs peças para criação das maquetes Rafael consegue com amigos da área da informatica, lojas de Belo Horizonte e outras são achadas na rua.

Recententemente (setembro/2016), o estudante foi reconhecido pelo RankBrasil – Livro dos recordes brasileiro, com o recorde de maquete com o maior numero de peças de computador com 1.867 peças.

“Levo hoje estes projetos em feiras, eventos culturais, exposições de escolas, com uma forma de conscientizar e incentivar a pratica da reciclagem e reutilização (o conhecido 3R), abordo assuntos desta importância como sustentabilidade e etc… Mostro e explico meu trabalho e origem das peças, em forma de palestra e bate papo.” Conta Rafael

Rafael já participou de exposições em faculdade, escolas nível fundamental e médio em Minas Gerais e quer difundir esta ideia para outros estados também.

 

Imagens e texto enviados por  Rafael dos Santos Silva

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *