Marcelo Rosenbaum resgata recursos regionais em escola do Tocantins

30/08/2017 por Cristiane Nunes

Marcelo Rosenbaum e o escritório curitibano Aleph Zero foram os responsáveis em desenvolver o projeto arquitetônico do modelo de moradia da escola Canuanã.

Localizada na zona rural de Formoso de Araguaia, no Tocantins, o projeto tem o apoio da Fundação Bradesco, que mantém a instituição há quase 40 anos.

 

Marcelo Rosenbaum foi indicado à Fundação devido à repercussão do A Gente Transforma, movimento que participa desde 2010.

O projeto consiste em  divulgar o design da cultura dos povos, com desenvolvimento sustentável.

Marcelo Rosenbaum

Marcelo Rosenbaum, Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, para o inicio do desenvolvimento do projeto, elaboraram tarefas para as crianças se expressarem com o tema “O que faz de Canuanã minha casa?” e assim apresentaram textos, desenhos, pinturas e encenações num festival criativo que evoluía a cada dia, com dinâmicas entre alunos e profissionais.

Marcelo Rosenbaum

A modulação dos dormitórios em volta do jardim, partiram das próprias crianças, com o desejo em comum. Assim os arquitetos aproveitaram para mostrar a referência de espaços públicos, como praças, pátios e ocas indígenas.

Os arquitetos ressaltaram a beleza local e as técnicas artesanais de construção. O projeto destaca a inclusão social e o resgate da cultura das construções nas aldeias, de materiais e sistemas construtivos como tijolo solo cimento e adobe.

Marcelo Rosenbaum

Os pavilhões que abrigam os dormitórios, são vedados com alvenaria de adobe produzida no local.

Cada pavilhão abriga cinco dormitórios, todos voltados para o jardim. As paredes dos dormitórios voltadas para o exterior formam uma antecâmara vedada por tijolos formando cobogós, permitindo a ventilação natural.

Marcelo Rosenbaum

Além dos cobogós, como recurso de conforto ambiental, beirais de quatro metros barram a entrada do sol e facilitam a ventilação natural, ideal para o clima úmido do local.

O pé direito dos pavilhões, podem chegar a oito metros de altura, interrompido pelos dormitórios, onde sobre eles ficam as áreas coletivas interligadas por passarelas. O sistema de absorção acústica dos ruídos pela laje de concreto é composto por lã de rocha.

Marcelo Rosenbaum

Por ser tratar de uma região com chuvas abundantes, a água pluvial alimenta os espelhos d´água do térreo, que quando transbordam, a água vai para o rio.

Imagens: Leonardo Finotti

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *