Marina Silva abre a 6ª Greenbuilding Brasil

12/08/2015 por Redação SustentArqui
A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo, feira de negócios da construção sustentável na América Latina, teve início ontem (11/8), em São Paulo. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do Transamérica Expo Center e reuniu autoridades, executivos e profissionais do setor.

A abertura oficial do evento foi feita pelo diretor geral do Green Building Council Brasil, Felipe Faria, que começou seu discurso agradecendo os patrocinadores, expositores, palestrantes, estudantes voluntários e parceiros. “Se no ano passado nós celebramos o reconhecimento internacional das nossas realizações, este ano devemos celebrar a colaboração”, disse o executivo.

Felipe Faria ressaltou também a importância de celebrar o ambiente colaborativo entre o GBC Brasil e outras ONGs e associações, evidenciado pelo suporte delas ao evento. “Somente com uma forte rede colaborativa nós vamos conseguir transformar a construção civil na solução para as principais demandas da nossa sociedade, o que nos permitirá alcançar grandes resultados no enfrentamento de desafios como a crise hídrica e energética”, disse.

Felipe Faria Greenbuilding GBC Brasil
Felipe Faria – GBC Brasil – Foto: Rafael Silva / GBC Brasil

Segundo Faria, com as 1.000 edificações certificadas LEED no País foi possível comprovar que, com poucos investimentos adicionais e ótimas taxas de retorno, é possível reduzir de 25% a 30% de energia e 40% de água.

A cerimônia também contou com a entrega de premiações a líderes de empresas que contribuíram nos últimos anos com a posição do Brasil no ranking de certificações por meio de projetos voltados à construção verde.

Palestra especial de abertura – Marina Silva

Com quase de 30 anos de vida política e mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o “2007 Champions of the Earth”, principal prêmio da ONU na área ambiental, Marina Silva foi a convidada de honra na abertura da 6ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo, que aconteceu na manhã desta terça-feira (11), no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Marina Silva Greenbuilding
Marina Silva – Foto: Rafael Silva / GBC Brasil

Ministra do Meio Ambiente entre os anos de 2003 e 2008, Marina teve como tema de sua palestra os desafios da sustentabilidade. Ela falou sobre a atual situação do mundo, que passa por um momento delicado. “Estamos vivendo uma crise muito profunda, não só no Brasil. E não falo só de econômica, social e ambiental, mas também política e de valores”, disse.

A ex-senadora ressaltou que o Brasil precisa parar de viver baseado na teoria de ser “gigante pela própria natureza” e que o país tem que transformar as vantagens comparativas em vantagens competitivas. E destacou “a sustentabilidade não é uma maneira de fazer, mas sim de ser”. Segundo ela, é preciso ter um ideal e ter atitude clínica para superar qualquer tipo de crise.

No final de sua apresentação, Marina Silva foi homenageada por membros do GBC Brasil e participou do ‘corte da fita inaugural’ que simbolizou, oficialmente, o início da 6ª Greenbuilding Brasil.

 

Texto: M.Free Comunicação

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *