Prêmio Pritzker 2017 vai para escritório catalão que valoriza integração à paisagem e cultura local

01/03/2017 por Redação SustentArqui

O escritório catalão RCR Arquitectes, comandado pelos arquitetos Rafael Aranda, Carme Pigem e Vilalta, foi o vencedor do Prêmio Pritzker 2017 .

Os três arquitetos, originários de Olot, na Catalunha, têm trabalhado em colaboração desde a fundação da sua empresa em 1988. No comunicado, a fundação explica que o Prêmio Pritzker 2017 lhes foi atribuído precisamente pelo sua forma “intensamente colaborativa de trabalho em conjunto”.

“O seu trabalho demonstra um compromisso inflexível com o lugar e a sua narrativa, para criar espaços que estão em sintonia com os respetivos contextos. Aranda, Pigem e Vilalta procuram conexões entre o exterior e o interior, resultando numa arquitetura emocional e experimental“,diz o comunicado do prêmio

Prêmio Pritzker 2017

Tom Pritzker, da Hyatt Foundation, salientou ainda que o trabalho destes três arquitetos é bastante diversificado: de espaços privados a espaços públicos, espaços culturais e instituições educacionais, em todos esses projetos estão evidentes a sua capacidade de se relacionar intensamente com o ambiente específico de cada local e o testemunho do seu processo e integridade profunda.

Conheça os vencedores do Prêmio Pritzker dos últimos anos

É a primeira vez que o Pritzker vai para três arquitetos, e a segunda que vai para Espanha; Rafael Moneo foi premiado em 1996 .

“Cada vez mais pessoas têm medo que a influência internacional nos leve a perder os nossos valores locais, a nossa arte local e os nossos costumes locais…Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta mostram-nos que é possível ter ambas. Eles ajudam-nos a ver, da maneira mais bela e poética, que a resposta à questão não é “ou” e que nós podemos, pelo menos na arquitetura, aspirar a ter as duas coisas; as nossas raízes firmes no lugar e os nossos braços estendidos para o resto do mundo”, citação do Júri do Prêmio Pritzker 2017 .

A fundação destaca algumas das obras deste estúdio como La Cuisine Art Center (em Nègrepelisse, França), o Museu Soulages em colaboraçao com G. Trégouët (em Rodez, França), La Lira Theater Public Open Space em colaboração com J. Puigcorbé (Ripoll, Girona, Espanha) e o El Petit Comte Kindergarten em colaboração com J. Puigcorbé (Besalú, Girona, Spain, 2010).

Prêmio Pritzker 2017
La Cuisine Art Center (em Nègrepelisse, França) – Foto:Hisao Suzuki
Prêmio Pritzker 2017 SoulagesMuseum
O Museu Soulages , na França, uma colaboração com G. Trégouët Foto:Hisao Suzuki
Prêmio Pritzker 2017 laliratheater
La Lira Theater Public Open Space,, Ripoll, Girona, em colaboração com J. Puigcorbé Foto: Hisao Suzuki
Prêmio Pritzker 2017 elpetitcomtekindergarten
El Petit Comte Kindergarten, 2010, Besalú, Girona, Espanha, em colaboração com J. Puigcorbé Foto: Hisao Suzuki

O edifício do jardim de infância não tem paredes convencionais; em vez disso, tubos de plástico coloridos deixar filtram a luz natural de maneira divertida. Alguns tubos são fixos mas outros podem ser movidos, permitindo que as crianças interajam e brincam com o próprio edifício.

Prêmio Pritzker 2017
Tossols-Basil Athletics Track, Olot, Girona, Espanha – Foto: Ramon Prat

A pista de atletismo serpenteia através de uma clareira da floresta de carvalho, evitando as árvores, e é verde para combinar com o ambiente natural.

Prêmio Pritzker 2017 - bellllocwinery
Lindo efeito de iluminação natural na Adega Bell-Lloc – Palamós, Girona, Espanha Foto:Hisao Suzuki

Os arquitetos premiados criam espaços duradouros e integrados à paisagem e a cultura local, através do uso criativo e extensivo de materiais modernos, incluindo aço reciclado e plástico.

Veja o vídeo do anúncio do Prêmio Pritzker 2017:

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *