Principais certificações sustentáveis estarão presentes na Expo Arquitetura Sustentável - SustentArqui

Rio de Janeiro 19/03/2017 | 11:55 - Por: Redação Sustentarqui

Principais certificações sustentáveis estarão presentes na Expo Arquitetura Sustentável

Principais certificações sustentáveis estarão presentes na Expo Arquitetura Sustentável

Imagem Divulgação

Expo Arquitetura Sustentável é a primeira feira do país a reunir as principais certificações sustentáveis em um único espaço, promovendo conhecimento e importância para o setor da construção

A mostra que promove soluções construtivas sustentáveis entre os dias 04 e 07 de abril no São Paulo Expo, leva ao público um espaço exclusivo para quem pretende conhecer a fundo as principais certificações sustentáveis que envolvem a arquitetura e construção no Brasil.

A Alameda das Certificações reúne as principais certificações sustentáveis do país que exigem o uso de técnicas e procedimentos, visando à conservação do meio ambiente e o uso responsável de materiais.

Saiba mais sobre quais as principais certificações da construção sustentável

Neste importante espaço estará presente a Caixa Econômica Federal, apresentando o Selo Casa Azul, classificação socioambiental dos projetos habitacionais financiados pelo banco. A principal missão do selo é reconhecer projetos que adotam soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção dos edifícios, promovendo o uso racional de recursos naturais nas construções e melhorias da qualidade da habitação. Para recebê-lo, o empreendimento deve obedecer a 19 critérios obrigatórios.

 

Outra vertente que vem crescendo juntamente com o segmento de construções sustentáveis no Brasil é o mercado de madeira certificada. Buscando ampliar a importância da sustentabilidade no setor é que a FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), organização independente, não governamental e sem fins lucrativos que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo desde 1993, traz para o espaço a importância do selo FSC, sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido, que identifica, por meio de sua logomarca, produtos originados do bom manejo florestal.

A Fundação Vanzolini, uma das principais instituições de certificação da construção civil do Brasil, também estará presente apresentando duas certificações desenvolvidas e lançadas pela instituição: Processo AQUA-HQE e Selo RGMAT.

A certificação de sustentabilidade Processo AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental) para edificações, lançada em 2008, baseia-se em 14 objetivos de desempenho que devem ser atingidos em níveis base, boas e melhores práticas, ultrapassando as exigências que correspondem à regulamentação vigente ou prática corrente, distribuídas equilibradamente em conforto, saúde e baixo impacto ambiental.

 

RELACIONADO: SEJA UM ESPECIALISTA NO PROCESSO AQUA-HQE – INSCREVA-SE NO CURSO ONLINE

 

A Fundação Vanzolini traz também para os visitantes o Selo RGMAT para materiais de construção sustentável. O selo demonstra o desempenho ambiental por meio da declaração ambiental de produto (EPD, environmental product declaration, em inglês) baseado na declaração do ciclo de vida (ACV), desde a extração até o reuso ou reciclagem. Ou em escopos específicos como, por exemplo, desde a extração até o portão da fábrica.

Outra certificação ambiental de sustentabilidade que estará presente na Alameda das Certificações é a SKA Rating, apresentada recentemente no plano de ação de baixo carbono do Governo do Reino Unido. Outorgada pela ONG britânica Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), é obtida por um método de avaliação ambiental, benchmark e padrão para fit-outs (remodelação de espaços interiores) em empreendimentos corporativos e comerciais.

O espaço também abrigará a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Designd – Green Building Rating System). Criado em 1999 pela organização americana United States Green Building Council (USGBC), o sistema LEED pode ser concedido a prédios comerciais e residenciais novos, reformados, escolas, hospitais, shoppings e até bairros.

 

RELACIONADO: SEJA UM ESPECIALISTA LEED GA – INSCREVA-SE NO CURSO ONLINE

 

LEED for Homes – O sistema de avaliação da qualidade ambiental da edificação residencial, pertencente à família LEED da organização (USCGB), foi introduzido no Brasil, pela primeira vez, pela LCP Engenharia e Construções em 2015. Segue o mesmo padrão de pré-requisitos e pontuações do sistema LEED, mas introduz o conceito de pontuação para quesitos sociais e incentiva a ocupação com maior densidade populacional.

 

Lançada em 2014 pelo International Well Building Institute (IWBI), a certificação WELL traz para a Alameda a preocupação com a saúde e o bem-estar do ser humano, concentrando-se exclusivamente nos ocupantes das edificações. É baseada em sete categorias, tais como, ar, água, alimentação, luz, fitness, conforto e mente.No Brasil já temos a primeira certificação WELL, que será apresentada no Fórum Construção e Arquitetura Sustentável.

Principais certificações sustentáveis -Certificação WELL Case SETRI

Primeira certificação WELL no Brasil – Case SETRI

 

Outra certificação a ser apresentada na mostra é a EDGE, para mercados emergentes, criado pelo International Finance Corporation World Bank Group (IFC), membro do Banco Mundial. Se trata de uma plataforma online de fácil utilização, que propõe novos padrões para os Edifícios Verdes, que terão sua performance avaliada nas áreas de energia, água e materiais.

A Alameda das Certificações contará também com a presença do Selo Casa Saudável, cuja principal exigência é que o espaço seja pensado, projetado e construído levando em conta a saúde e o bem-estar dos usuários. Para isso são analisados dez grandes áreas, sempre as relacionando com a saúde e não somente com a sustentabilidade. Além da ABNT que estará presente no espaço.

 

Serviço:
3ª Expo Arquitetura Sustentável
Data: entre 04 a 07 de abril de 2017
Horário: terça a sexta das 11h às 20h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP – Brasil
Endereço: Rod. Imigrantes Km1,5 s/n
Informações: www.expoarquiteturasustentavel.com.br

,

Comments

Revitalização

Revitalização de área eleva praça no Porto

A revitalização da área que envolve o Passeio dos Clérigos e a elevação da praça de Lisboa, no meio da cidade do ...
blocos de vidro energia solar

Blocos de vidro que geram energia solar e se integram à edificação

Novas tecnologias que envolvem energia solar felizmente não param de aparece! Já falamos aqui de 10 exemplos ...
Móveis com materiais reciclados

Startup fabrica móveis com materiais reciclados

Startup liderada por Jamie Hall e Johann Boedecker fabrica móveis com materiais reciclados. A empresa trabalha no ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...